A ofensiva da Toyota na gama de comerciais elétricos vai arrancar no primeiro trimestre de 2021 com o lançamento da versão a bateria do Proace Verso, que estará disponível em duas capacidades de bateria para uma autonomia de até 330 km.
O Proace Verso Electric vai ser o primeiro comercial elétrico da Toyota a ser lançado no mercado europeu, estando previstas as primeiras entregas a clientes em março de 2021.
Esta proposta contará com duas opções de bateria de iões de lítio, e possibilidade de carga rápida com um carregador de bordo opcional de 11 kW.
O Toyota Proace Verso Electric será disponibilizado em três comprimentos de carroçaria e quatro níveis de equipamento, possibilitando o transporte até nove pessoas.
As especificações e opções vão de encontro às exigências atuais em termos de conveniência, conectividade e conforto, assim como os mais recentes sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense e sistemas de assistência à condução para ajudar a proteger contra os acidentes.
O Toyota Proace Verso Electric resultou de uma parceria entre a marca japonesa e o Grupo PSA, partilhando a plataforma e os principais componentes com os modelos Peugeot e-Traveller, Citroën ë-SpaceTourer e Opel Zafira Life-e.
Bateria com garantia de oito anos
O comercial elétrico médio de passageiros da Toyota irá oferecer duas opções de bateria, com capacidades de 50 kWh e 75 kWh, que proporcionam uma autonomia de condução, em ciclo WLTP, de até 230 km e 330 km, respetivamente.
Ambas as versões estão equipadas com um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 130 km/h.
A bateria está localizada por baixo do piso do veículo para evitar a diminuição do espaço na cabina e na bagageira. Os três comprimentos de carroçaria - Compact, Medim e Long - disponibilizam volumes úteis de 280, 640 e 1060 litros, com os bancos nas posições normais.
Em função da versão, a lotação pode variar entre cinco a oito ocupantes. O interior oferece uma elevada flexibilidade, com um rebatimento de 60:40 na segunda fila de bancos para facilitar o acesso aos assentos traseiros ou o aumento do espaço da bagageira em caso de necessidade.
A capacidade de carga da versão Medium é de uma tonelada, podendo ser aumentada, em opção, para 1,2 toneladas nos veículos equipados com bateria de 50 kWh.
A capacidade de reboque, por sua vez, é de uma tonelada, com 50% de carga a bordo.
LEIA TAMBÉM
Primeiro elétrico Toyota na Europa vai surpreendê-lo…
A localização da bateria ajuda a diminuir o centro de gravidade do veículo, contribuindo ainda para uma melhor estabilidade e comportamento.dinâmico. A Toyota anuncia uma garantia de oito anos para a bateria ou 160 mil quilómetros.
O novo Proace Verso Electric será lançado pela Toyota no mês de fevereiro, devendo as entregas ter início em março.