Família de comerciais da Toyota cresce com Proace Max

O novo reforço da família de comerciais da Toyota é o Proace Max, que estará disponível em três comprimentos de carroçaria e três alturas

O novo reforço da família de comerciais da Toyota é o Proace Max, que estará disponível em três comprimentos de carroçaria e três alturas de tecto. Nos furgões, o volume útil de carga situa-se entre os 10 m3 e os 17 m3.

A Toyota vai entrar no segmento dos comerciais de grandes dimensões com o novo modelo Proace Max. A imagem exterior não é estranha porque à semelhança dos modelos de dimensões compactas e médias - Proace City e Proace - também é fruto de uma parceria industrial com o grupo Stellantis.

Assim, o Proace Max partilha a plataforma e os principais componentes com o Citroën Jumper, Fiat Ducato, Opel Movano e Peugeot Boxer. O modelo da Toyota procura distinguir-se exteriormente pelo novo design frontal da família, o qual sublinha a identidade da marca nipónica e cria cria uma forte presença em estrada, graças a uma superfície frontal mais limpa.

Dependendo do nível de acabamento, a mais recente tecnologia de iluminação totalmente LED e as jantes de liga leve criam uma aparência ainda mais distinta.

Seis derivativos

Com base duas distâncias entre-eixos (3,45 m e 4,04 m), o furgão de mercadorias vai estar disponível seis derivativos, que inclui três comprimentos de carroçaria (5,41 m, 5,60 m e 6,36 m) e três alturas de tecto (2,25 m, 2,52 m e 2,76 m). Aquelas combinações permitem oferece volumes úteis de carga dos 10 m3 aos 17 m3, que é suficiente para acomodar cinco europaletes.

As operações de carga e descarga são facilitadas, graças às portas altas e à baixa distância ao solo. Pela primeira vez num Toyota estão disponíveis portas traseiras com um ângulo de abertura de 270º.

Além do derivativo furgão, a gama integra igualmente versões de chassis-cabina, simples ou dupla, e algumas já com transformações de fábrica como desde caixas fechadas, passando por caixas basculantes traseiras ou trilaterais. 

Opções diesel e elétrica

No capítulo mecânico, a Proace Max vai contar com motorizações diesel e elétricas. No primeiro caso o bloco de quatro cilindros, que cumpre a norma Euro 6E, é proposto em níveis de potência de 120 cv a 180 cv. O propulsor pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações.

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A opção elétrica combina um motor com 270 cv (200 kW) de potência e 410 Nm de binário com uma bateria de 110 kWh de capacidade, que permite percorrer até 420 quilómetros em ciclo WLTP. O utilizador tem à disposição três modos de condução - Eco, Normal e Power - que permite ajustar a aceleração e a velocidade máxima.

A bateria pode recuperar até 80% da capacidade em 55 minutos num posto rápido de 150 kW. Já em corrente alterna com carregador de bordo de 11 kW, uma carga completa demora até 11h45m. 

Interior moderno

Passando à cabina, os is interiores modernos apresentam novo design do volante, além do mais recente equipamento a bordo. De acordo com o nível de acabamento, pode apresentar ecrãs totalmente digitais e sistema de info-entretenimento atualizado com ecrã tátil de 10" e navegação integrada, além de conectividade Apple CarPlay ou Android Auto sem fios.

Os serviços conectados agregam valor às tarefas diárias e estarão disponíveis, desde o início das vendas, para todos os níveis da nova gama Proace Max.