Toyota Proace BEV L1 75 kW Comfort. Sucessora também elétrica

Toyota continua presente no segmento de comerciais médios com a Proace, que veio suceder à Hiace, e agora disponível numa versão elétrica

A Toyota continua presente no segmento de comerciais médios com o modelo Proace, que veio suceder à icónica Hiace, e agora também está disponível numa versão elétrica, com bateria de 75 kWh e autonomia de 312 km

Ao contrário do que se possa pensar, o primeiro veículo elétrico lançado pela Toyota na Europa não foi um ligeiro de passageiros, mas, sim, um comercial de dimensões médias: o Proace. Aliás, este último é o sucessor em linha direta de uma das referências do segmento e que deixou saudades entre os inúmeros fãs: a Hiace.

Ao contrário daquele modelo, a Proace não é produzida diretamente pela Toyota, mas é fruto de um acordo industrial com a agora Stellantis, que prevê não só o fornecimento daquele modelo, mas também de um comercial compacto - Proace City - e num futuro relativamente próximo de um comercial de grandes dimensões, que será o substituto indireto da Dyna, pois terá versões chassis-cabina e furgão com paredes laterais em chapa ou vidrada, já que irá partilhar a arquitetura / plataforma com os modelos Fiat Ducato, Citroën Jumper, Opel Movano e Peugeot Boxer.

À semelhança do sucedido com os seus "primos" Citroën Jumpy, Fiat Scudo, Opel Vivaro, Peugeot Expert, a oferta do Toyota Proace foi reforçada por versões elétricas a bateria que se vieram juntar às tradicionais motorizações de combustão interna.

No que diz respeito às variantes de emissões zero, o distribuidor da marca japonesa para o nosso país apostou na simplificação da oferta da Proace BEV, que está disponível em dois comprimentos de carroçaria (L1 e L2), duas versões (mercadorias e passageiros), duas opções de bateria (50 kWh e 75 kWh) e um nível de equipamento (Comfort).

Uma das propostas da Proace BEV é o furgão de mercadorias L1, que se carateriza por comprimento exterior de 4,96 metros, largura de 1,92 metros e altura de 1,90 metros. Com exceção do monograma Electric nos painéis laterais dianteiros e na porta traseira direita não existe qualquer outra referência visual que permita identificar este veículo como um elétrico.   

Três europaletes

A arquitetura modular EMP2 permitiu a disponibilização de um compartimento de carga com as mesmas dimensões da variante equivalente de combustão: comprimento interno de 2,51 metros, largura de 1,64 metros - sendo de 1,25 metros entre as cavas das rodas - e altura de 1,40 metros. 

A combinação destas dimensões traduz-se num volume útil de 5,3 m3, sendo possível acomodar três europaletes. Se for necessário transportar objetos mais longos, com comprimento total até 3,67 metros, é possível recorrer ao sistema Smart Cargo, que compreende uma tampa na antepára e banco do passageiro elevável. 

A acessibilidade ao compartimento de carga é assegurado por uma porta deslizante no lado direito, com uma largura de 93,5 cm e uma altura de 1,24 metros e duas portas traseiras de batente, que podem abrir num ângulo até 180º. O interior conta com seis olhais para amarração da carga.

Cabina para três ocupantes

Passando ao habitáculo, este permite acomodar três ocupantes. O banco do condutor é individual e tem possibilidades de regulação, enquanto o do acompanhante é duplo. As costas do assento central podem ser transformadas numa mesa de trabalho e a base do banco pode ser levantada, deixando a descoberto um espaço para guardar objetos. Entre os assentos existe um botão do travão de estacionamento elétrico.

Com exceção do volante com logotipo Toyota são poucas as diferenças relativamente aos modelos congéneres da Stellantis. O painel de instrumentos integra um ecrã TFT de 3,5" a cores com informação EV, nomeadamente os indicadores de potência / regeneração, do nível de carga da bateria e da autonomia restante. A base da consola central possui os comandos específicos para os programas de condução - P, R, N, D e B - assim como dos três modos de condução: Eco, Normal e Power.

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No mercado nacional, o Proace BEV está disponível num único nível de equipamento Comfort, cuja dotação inclui ecrã multimédia de 7" na consola central e integração com smartphone, sistema de navegação, sensores de estacionamento traseiros, sensores de luz e chuva, ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start e alerta de ângulo morto. A unidade ensaiada contava igualmente com câmara traseira e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. 

Mais de 300 km de autonomia

A linha motriz do Proace BEV é constituída por um motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 300 Nm. Em função do tipo de utilização estão disponíveis três modos de condução, que ajudam a otimizar a energia armazenada na bateria de iões de lítio.

A opção pelo modo Eco aumenta a autonomia em cerca de 10 km, mas limita o ar condicionado e a potência a 60 kW (82 cv). O modo Normal tem 80 kW (109 cv), sendo suficiente para uma condução quotidiana em pisos pouco acidentados. O modo Power oferece os 100 kW (136 cv), mas a autonomia cai cerca de 10 km.

A bateria de maior capacidade, com 75 kWh, possibilita uma autonomia de até 312 quilómetros em ciclo WLTP, valor bastante aproximado do real. O sistema de travagem regenerativa permite otimizar o consumo de energia, estando disponíveis dois níveis de intensidade - D e B -, sendo possível alcançar um valor médio de 18,4 kWh/100 km, abaixo dos 26,3 kWh/100 km anunciados pela marca. Isto traduz-se num custo de sete euros por cada cem quilómetros percorridos em carregamento na rede pública (preço médio do kWh de 0,38€) ou de 3,68 euros em carregamento doméstico (preço de 0,20€).

Garantia até 10 anos

O Proace BEV vem equipado de série com um carregador de bordo de 11 kW que recuperar a capacidade total da bateria em sete horas numa wallbox trifásica de 11 kW. É igualmente possível carregar numa tomada doméstica, mas para recuperar os 75 kWh são necessárias 42 horas. O furgão elétrico da Toyota também oferece a possibilidade de carga rápida em corrente contínua num posto de 100 kW permitindo carregar entre 0 a 80% da bateria em 48 minutos.

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Independentemente do modo de condução selecionado, o Proace BEV surpreende pelas prestações, com arranques suaves, mas vigorosos e uma aceleração convincente, apesar dos 13,3 segundos parecerem modestos devido a um peso em vazio de 2190 kg. 

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O Toyota Proace L1 BEV com bateria de 75 kWh está disponível no mercado nacional, com um preço a partir de 54.200 euros. Em termos de utilização, o custo é de 33,45 euros por cada cem quilómetros percorridos, para quatro anos ou 80.000 quilómetros. Referência ainda para a garantia geral de até dez anos ou 200.000 quilómetros através do programa Toyota Relax. A garantia da bateria é de oito anos ou 160.000 quilómetros.

Toyota Proace BEV L1 Comfort 75 kW

Preço 54.200 euros

Motor Elétrico 
Bateria / Autonomia 75 kWh / 312 km
Potência 100 kW (136 cv) 
Binário 300 Nm
Transmissão Dian. Auto, 1 vel.
Comp/Larg./Alt. 4,96/1,92/1,90 m 
Dist. entre eixos 3,28 m
Peso Bruto   2190 kg
Carga útil 835 kg
Volume útil  5,3 m3
Consumo 26,3 (18,4*) kWh/100 km
Emissões 0 g/km
IUC 0,0€

* Medições TURBO

GOSTÁMOS

– Consumo energia
– Acessibilidade
– Conforto

NÃO GOSTÁMOS

– Preço
– Carga útil
– Imagem