A oferta da Toyota para o transporte de passageiros foi reforçada com o Proace City Verso, que está disponível numa versão de chassis longo com sete lugares, motor de 130 cv e caixa automática.
Aproveitando as sinergias com o Grupo PSA, a Toyota entrou no segmento mais importante de veículos comerciais ligeiros em Portugal com o novo Proace City. Proposto em versões de mercadorias e passageiros, está disponível em dois comprimentos de carroçaria que oferecem lotações de dois a sete lugares, três motorizações diesel e uma a gasolina, e um total de seis níveis de equipamento.
Uma das propostas para o transporte de passageiros ou misto consiste no Proace City Verso de chassis longo e sete lugares. Com um comprimento exterior de 4,75 metros e uma distância entre-eixos de 2,97 metros oferece uma elevada habitabilidade e modularidade, constituindo uma alternativa aos MPV compactos ou mesmo a alguns SUV.
Espaço interior é um dos seus principais argumentos, quer em altura, quer em largura e mesmo na versão de sete lugares que conta com bancos individuais, distribuídos em três filas, numa configuração 2+3+2.
Os assentos da última fila estão montados sobre calhas e possibilitam uma regulação longitudinal de 13 cm, permitindo privilegiar a habitabilidade ou a capacidade da bagageira.
Com os sete bancos em posição normal, a capacidade normal da bagageira é de 322 litros, podendo ser ampliada até aos 850 litros na configuração de cinco lugares e mesmo aos 1050 litros com o rebatimento dos bancos da segunda e terceira filas.
Amplo espaço interior
O acesso ao compartimento dos passageiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes, dotadas de um sistema de abertura fácil e vidros elétricos. A bagageira, por sua vez, conta com um portão basculante e ainda um sistema de abertura no óculo traseiro, que permite colocar ou retirar objetos de pequena dimensão em espaços mais apertados sem necessidade de abrir o portão.
O habitáculo é moderno e espaçoso, com todos os elementos dispostos horizontalmente para garantir a disponibilização de vários espaços para arrumação, assim como o acesso direto aos comandos da climatização ou do travão de estacionamento elétrico.
A parte superior da consola central é dominada por um ecrã tátil de oito polegadas, que permite aceder às principais configurações do veículo, assim como ao sistema de navegação com reconhecimento de sinais de trânsito ou ao sistema de multimedia compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Algumas das funcionalidades podem ser controladas a partir do volante multifunções
A posição de condução é elevada, assemelhando-se a um SUV, e garante uma excelente visibilidade. Além disso, todos os comandos estão dispostos racionalmente e de fácil acessibilidade.
Equipamento
A versão ensaiada conta com travão de estacionamento elétrico e um comando giratório da caixa de velocidades automática, permitindo libertar algum espaço no interior. Espaços para arrumação de pequenos objetos também não faltam no habitáculo e se ainda não for suficiente é possível recorrer a uma prateleira superior, localizada por baixo do párabrisas.
Um dos níveis de equipamento propostos no Proace City Verso de sete lugares é o Luxury (acima só o Prime), que oferece uma dotação de série bastante completa: ar condicionado automático com saídas independentes, luzes automáticas, assistente de máximos, regulador da velocidade de cruzeiro (cruise control), assistente de manutenção da faixa de rodagem, câmara traseira e sensores de estacionamento traseiros, espelhos elétricos rebatíveis, travão de estacionamento elétrico, óculo traseiro entre outros.
Motor de 130 cv
No capítulo mecânico, a versão longa de sete lugares pode receber um motor diesel de quatro cilindros em linha de 1499 cc que oferece uma potência de 130 cv e um binário de 300 Nm. Atendendo à relação peso / potência, esta será, talvez, a motorização mais equilibrada, já que permite retirar o melhor rendimento ao motor.
Uma ajuda bastante preciosa é assegurada pela caixa automática de oito velocidades, que se revelou bastante suave e agradável. O sistema Toyota Start-Stop, que é de série, contribui para otimizar o consumo de combustível, designadamente em ambiente urbano. No ensaio realizado em condições normais de utilização, o computador de bordo registou um consumo médio de 6,2 l/100 km, um valor ligeiramente superior aos 5,7 l/100 km anunciados pela marca.
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No que se refere ao preço, o Proace City Verso L2 7 Lugares Luxury equipado com motor de 1,5 litros e caixa de velocidades automática é proposto por 38.861 euros. Este valor aparenta ser superior aos concorrentes mais diretos - Citroën Berlingo, Mercedes-Benz Citan, Opel Combo Life, Peugeot Rifter, Renault Kangoo, entre outros - mas já oferece de série equipamentos propostos como opção nos modelos referidos.
Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 39 - setembro de 2020