Depois dos teasers, a Toyota acaba de desvendar a quinta geração do seu emblemático híbrido Prius para a Europa, nesta nova evolução, disponível apenas e só com motorização PHEV, e, principalmente, com um design totalmente reformulado. No Velho Continente ainda em 2022.
Apresentado ao mundo no Japão, também naquela que será a sua versão europeia, é através do design, fracturante relativamente ao modelo atual, que o novo Toyota Prius mais se destaca. Nomeadamente, adoptando um aspecto exterior mais dinâmico, moderno e atraente.
A acentuar um certo perfil de coupé, uma redução na altura em 50 mm, assim como um aumento na distância entre eixos na mesma proporção. Opção que, ainda assim, não impede esta nova geração de ser 46 mm mais curta em comprimento que o modelo atualmente em comercialização, além de 22 mm mais larga.
Finalmente e a acompanhar estas alterações, uma frente em que a assinatura de luz em LED não esconde a inspiração nos modelos mais recentes da Toyota, jantes maiores de 19 polegadas, além de uma barra de luz, também em LED, a percorrer a traseira em largura.
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Já no habitáculo, o anúncio da aplicação da nova filosofia de design a que a Toyota chama de 'Island Architecture' e que resulta num interior minimalista e mais espaçoso, marcado igualmente por pormenores de design como é o caso do painel de instrumentos flutuante, baseado numa tela LCD TFT de sete polegadas.
Com novas ligações ao solo… e uma só motorização
Baseada a mais recente evolução da já conhecida plataforma GA-C de segunda geração da TNGA, o novo Prius recorre a suspensões McPherson à frente e uma configuração de triângulos duplos atrás, solução que se anuncia mais rígida e firme que a usada no modelo atual. Sendo que a Toyota assegura que, com esta nova configuração, o modelo viu evoluída a sua resposta nas curvas, além de ter ganho uma maior estabilidade quando a maior velocidade em linha recta.
E já que estamos a falar de aspectos técnicos, momento para falar das motorizações e da opção feita pela Toyota de oferecer este novo Prius, na Europa, apenas e só com motor híbrido de carregamento externo, ou PHEV.
A materializar esta escolha, a mais recente evolução do já conhecido sistema Dynamic Force, que tem por base um quatro cilindros 2,0 litros a gasolina de 184 cv, mas que, nesta nova geração, ganha um motor elétrico mais potente, a debitar 160 cv. Subida que faz com que o sistema passe a anunciar uma potência combinada também ela maior, de 223 cv, o que garante, desde logo, maior poder de aceleração.
Ao mesmo tempo e graças à introdução de uma nova bateria de iões de lítio com 13,6 kWh de capacidade, que, fruto da utilização de células de maior densidade e uma mellhor optimização do espaço, veio permitir a sua manutenção debaixo do banco traseiro, baixando igualmente o centro de gravidade, a promessa de um aumento, igualmente, na autonomia em modo elétrico, que a Toyota cifra em mais 50 por cento. Embora, diga-se, sem revelar um número concreto.
Finalmente, a marca nipónica disponibiliza, ainda e como opcional, um tejadilho solar, o qual permite não só ir ganhando alguma energia para alimentar alguns dos sistemas acessórios, ou, até mesmo e quando com o automóvel estacionado, continuar a abastecer as baterias.
Em Portugal no primeiro trimestre de 2023
Tendo feito a sua estreia mundial no Japão, o novo Prius tem presença, desde já, assegurada, no próximo Salão Automóvel de Los Angeles.
Quanto à estreia na Europa, está prevista, segundo avança a Toyota, para o próximo dia 5 de dezembro de 2022, ao passo que a comercialização, nomeadamente, em Portugal, deverá arrancar no final do primeiro trimestre de 2023.