Novo Toyota Prius Plug-In chega a Portugal ainda em junho

O novo Toyota Prius Plug-In chega a Portugal ainda em junho e promete surpreender pelo desempenho dinâmico...

Com um visual totalmente novo e um sistema híbrido plug-in que oferece uma potência combinada de 233 cv e uma autonomia em modo elétrico de até 86 km, o novo Toyota Prius Plug-In chega a Portugal ainda em junho e promete surpreender pelo desempenho dinâmico.

A Toyota Caetano Portugal anunciou a chegada ao nosso país ainda este mês de junho das primeiras unidades da quinta geração do Prius, que na Europa estará disponível exclusivamente com linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente.

Apesar de ser uma das referências da sua classe em termos de eficiência, o Prius estava longe de proporcionar um desempenho dinâmico surpreendente. A Toyota promete que isso vai mudar nesta quinta geração devido às melhorias introduzidas no sistema híbrido.

O novo motor TNGA de quatro cilindros e 2,0 litros desenvolve uma potência de 152 cv e funciona em conjunto com um novo motor elétrico dianteiro de 160 cv (120 kW), sendo disponibilizada uma potência combinada de 233 cv (164 kW) contra os 122 cv (90 kW) da geração anterior. Com a ajuda dos 208 Nm de binário é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos.

A autonomia em modo elétrico aumentou de 50 km para os 86 km, o que se deve à introdução de uma bateria de maior capacidade, com 13,6 kWh. O carregador de bordo de 3,3 kW possibilita a recuperação do nível de carga máximo da bateria em apenas quatro horas.

Painéis solares também carregam bateria

A Toyota acrescenta que é possível ganhar até 8,7 quilómetros de autonomia por dia com recurso ao sistema de células solares integradas no tejadilho, disponível em opção. O sistema tem capacidade de carregar a bateria diretamente, sem necessidade de uma bateria solar adicional. O tejadilho, por seu lado, é mais pequeno, mas, graças às novas células solares, a eficiência geral melhorou em mais de 15%.

O equilíbrio e o comportamento também foram melhorados, graças à segunda geração da plataforma GA-C da Toyota New Global Architecture (TNGA), que agora é mais leve e viu a sua rigidez aumentar para permitir uma condução mais estável. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Toyota-Prius-Plug-In-2023_galeria_007.jpg]

O centro de gravidade mais baixo, conseguido através da colocação da bateria debaixo do banco traseiro e do depósito de combustível mais baixo e mais à frente, em comparação com a sua posição na geração anterior, contribui para a superior dinâmica de condução e agilidade melhorada.

Linhas mais consensuais

O novo Prius Plug-In também se distingue pelo seu estilo, que será mais consensual do que anteriormente. A carroçaria apresenta uma silhueta coupé devido à diminuição da altura total em 50 mm, enquanto que o ponto mais alto do tejadilho foi chegado atrás.

A distância entre-eixos aumentou 50 mm, o que veio disponibilizar um habitáculo espaçoso e construído com materiais elegantes e de elevada qualidade. 

O painel de instrumentos possui um ecrã de sete polegadas, localizado diretamente no campo de visão do condutor, aumentando a segurança pelo facto do mesmo poder manter o olhar na estrada. 

LEIA TAMBÉM
Com ares de coupé e apenas PHEV. Toyota apresenta o novo Prius

O redesenhado painel de bordo dá prioridade ao conforto do habitáculo e tem uma apresentação limpa para causar a mínima intrusão possível na visão frontal e ser o mais fácil de usar e ter a melhor aparência possível. Combina um ecrã central discreto e baixo que dá acesso ao mais recente sistema multimédia da Toyota baseado na cloud e finos comandos do sistema de ar condicionado por baixo.