Introduzida em 2015, a actual quarta geração do Toyota Prius acusa já algum peso, resultante do passar dos anos. Motivo pelo qual a marca nipónica prepara já uma nova e importante "atualização", e que passa, não por uma nova versão do híbrido, mas pela introdução de uma variante a hidrogénio!
A notícia é avançada pelo site Best Car, com base num comunicado interno da Toyota, no qual é revelada a intenção da marca nipónica, de lançar uma nova variante do Prius, com propulsão a hidrogénio. De certa forma, à imagem do que já acontece com o Mirai.
Aliás, esta não é a primeira vez que surge uma notícia dando conta da intenção da Toyota de fazer crescer a sua oferta a hidrogénio. Pelo contrário, já em Abril último, o fabricante japonês deu a conhecer um Corolla impulsionado por um motor de combustão, mas a hidrogénio.
O modelo surgiu como mais uma materialização da tecnologia defendida pela Toyota e que passa, não pelo uso do Fuel Cell, mas da aplicação do hidrogénio, em motores de combustão. Solução que, afirma o fabricante, permite emissões de quase zero, em termos de CO2, libertando apenas alguns NOx.
LEIA TAMBÉM
Com mais potência e economia. Novo Toyota RAV4 Plug-in já chegou a Portugal
Aliás e segundo também avança a Best Car, será, precisamente, com a solução técnica apresentada no Corolla, que o Prius a hidrogénio surgirá. Ainda que e segundo a mesma fonte, tal só deva acontecer dentro de, sensivelmente, três anos, o que relega a chegada deste novo Prius, lá mais para 2025.
Renovação ainda em 2022
Ainda assim, os rumores mais recentes apontam no sentido que um renovado Prius possa surgir, ainda naquela que é a sua configuração atual híbrida e híbrida plug-in, durante o próximo ano de 2022. Então, já com um design renovado.
Quanto ao Prius a hidrogénio, o seu lançamento deverá estar igualmente dependente do reforço da rede de reabastecimento de hidrogénio, algo que não deixará de motivar ajustes nos prazos, consoante os países e mercados.