Toyota prepara três novos desportivos com motor de combustão

A Toyota está a preparar um ataque ao mercado dos automóveis desportivos com três novos modelos, ressuscitando nomes históricos como o Celica, o MR2 e até um novo porta-estandarte para a Lexus, capaz de fazer esquecer o emblemático LFA.

A Toyota está a preparar um trio de veículos desportivos a combustão que formará a nova gama desportiva, destinada a preencher a lacuna criada com o desaparecimento do atual GR Supra, que está próximo do fim do seu ciclo de vida, e do GR86, cujo tempo de venda na Europa foi encurtado pelos regulamentos de segurança da União Europeia (UE).

Dois desses novos veículos ostentarão os nomes históricos Celica e MR2, decisão que, depois do lançamento do GR Supra, cumprirá a ambição do presidente da empresa, Akio Toyoda, de trazer de volta os “três irmãos” da marca nipónica.

Juntamente com o GR Yaris e o GR Supra, cuja próxima geração deverá chegar dentro de alguns anos, o novo trio terá por missão aumentar o apelo desportivo da Toyota.

Com motor da casa

Ao contrário do GR Supra e do GR86, os novos Celica e MR2 vão ser equipados com um novo motor a gasolina de quatro cilindros turbocomprimido de origem Toyota, com o nome de código G20E.

A nova unidade motriz foi revelada na última edição do Salão Automóvel de Tóquio e fez a sua estreia pública no “M Concept”, um GR Yaris profundamente modificado com o motor montado atrás dos bancos traseiros.

Quando questionada sobre a razão para ter escolhido uma configuração de motor central e tração integral, a Toyota afirmou apenas que se tratava de um "banco de ensaio" para o novo motor. Mas, tendo em conta o custo de tal exercício, é provável vermos esta configuração num veículo de produção.

Ainda sobre o Salão Automóvel de Tóquio, Tomoya Takahashi, presidente da divisão Gazoo Racing, afirmou que a empresa iria “encontrar um sítio onde o colocar” e o mais provável é que o protótipo se transforme no novo MR2, caracterizado pela sua configuração de motor central.

Ainda sobre o MR2, é esperado que o seu design derive do protótipo FT-Se, apresentado no Salão Automóvel de Tóquio, em 2023. Apesar de revelado como uma proposta 100% elétrica, o protótipo dispunha da silhueta característica de um automóvel desportivo com motor central.

Celica será o primeiro

Uma chegada antecipada do MR2 permitiria preencher a lacuna deixada com o fim do atual GR Supra, cuja despedida foi feita com o A90 Final Edition, edição especial e limitada com uma produção de apenas 300 unidades.

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Quanto ao sucessor, a publicação japonesa Best Car adiantou que o próximo Supra deverá chegar por volta de 2027, com uma versão híbrida do G20E, mas mantendo a tração traseira, para o distinguir do futuro Celica.

Já sobre este último, a mesma publicação afirma que deverá ser o primeiro do novo trio a chegar. Utilizará o novo motor G20E posicionado à frente, mas com tração integral e, de acordo com a Best Car, poderá até reaproveitar a designação GT-Four, que adornou as versões especiais do antecessor.

Sucessor espiritual do LFA

O terceiro e último carro desta nova ofensiva desportiva da Toyota está a ser apontado como um sucessor do Lexus LFA, e foi antevisto pelo protótipo GR GT3, revelado há três anos.

O novo superdesportivo já foi avistado em testes, tanto em estrada, como em pistas por toda a Europa, incluindo os circuitos de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

Ao contrário do Celica e do MR2, o novo Lexus será impulsionado por um V8 híbrido com dois turbocompressores, que promete mais de 900 cv de potência.

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