A Toyota vai fornecer o seu sistema de pilha de combustível ao VDL Groep dos Países Baixos, que se destina a ser utilizado em camiões e, assim, ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário pesado. Primeira unidade deverá ser construída até ao final do verão deste ano.
Após um primeiro acordo com os franceses da Hylico, a Toyota anunciou uma nova parceria com os holandeses do VDL Groep, que se traduzirá no fornecimento da tecnologia da pilha de combustível para aplicação em camiões de gama média e alta.
No âmbito de acordo, o VDL Groep irá transformar camiões diesel da DAF Trucks em veículos com emissões zero, usando módulos de pilha de combustível Toyota.
O primeiro pesado de mercadorias fuel-cell deverá ser construído até ao verão de 2023, seguindo-se a produção de outros camiões que serão operados nas rotas logísticas da Toyota Motor Europe no outono de 2023.
A Toyota tem vindo a fazer um grande aposta na tecnologia da pilha de combustível e acredita no potencial da utilização de camiões movidos a hidrogénio na descarbonização do transporte rodoviário pesado de mercadorias e passageiros.
A massa menor dos sistemas de hidrogénio permite cargas úteis mais elevadas e o reabastecimento rápido de hidrogénio é essencial para o transporte com elevadas taxas de utilização.
Expandir a oferta
Um camião pode ser reabastecido com hidrogénio tão rapidamente como num diesel e os padrões de utilização em pesados, com a sua procura por volumes maiores de hidrogénio, posicionam-nos como principais aceleradores no amadurecimento de infraestruturas sustentáveis em torno das principais rotas.
"A VDL Special Vehicles acredita em um futuro de emissão zero para equipamentos médios e pesados de estrada e fora de estrada", afirma Hans Bekkers, Diretor Comercial da VDL Special Vehicles.
"Portanto, estamos extremamente orgulhosos de trabalhar com a Toyota Motor Europe neste projeto de tecnologia inovadora, que nos permitirá expandir as nossas atividades em sistemas de transmissão a hidrogénio."
Acelerar a descarbonização
Os camiões com pilha de combustível deverão ter um papel fundamental no crescimento do ecossistema europeu do hidrogénio, apoiando fortemente a descarbonização dos transportes e uma transição energética ecológica.
Os veículos pesados são considerados essenciais para gerar uma dinâmica positiva de oferta e procura de hidrogénio. O ciclo lucrativo irá estimular o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável, ao mesmo tempo em que permitirá o surgimento de outras novas formas de mobilidade.
LEIA TAMBÉM
Toyota está a desenvolver versão da Hilux a hidrogénio
A infraestrutura para camiões movidos a hidrogénio pode simplesmente ser estendida para outros veículos movidos a hidrogénio que podem usar os mesmos postos de abastecimento de hidrogénio.
O novo projeto de camião é um dos muitos que a Toyota implementou recentemente com vários parceiros, incluindo veículos comerciais leves, barcos, comboios e autocarros, com o objetivo de acelerar a transição para uma economia assente no hidrogénio.