Apostada em ganhar quota de mercado no Velho Continente, a Toyota aposta no segmento dos pequenos SUV, através do lançamento de dois novos modelos, já para 2022. A começar, pelo Yaris Cross.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, com base em declarações do CEO da Toyota Europa, Matthew Harrison. Para quem o segmento europeu dos pequenos crossovers, pode vir a valer à marca nipónica, qualquer coisa como 150 mil vendas, já em 2022.
Ainda segundo o mesmo responsável, a ofensiva começará com a nova versão mais aventureira do Yaris, denominada Yaris Cross, cuja produção na fábrica de Valenciennes, França, deverá ter início em breve.
A Toyota espera, de resto, que este modelo possa vir a desempenhar um papel preponderante num segmento que, em 2020, foi aquele que mais cresceu na Europa, segundo dados divulgados pela JATO Dynamics. Liderado, nas vendas, pelo Renault Captur (177.556 unidades transaccionadas), Volkswagen T-Roc (158.776), Peugeot 2008 (156.150) e Dacia Duster (138.587).
Já este ano, os pequenos SUV mantêm-se como o segundo segmento que mais cresce, agora liderados pelo Peugeot 2008 (107.339), seguido do T-Roc (105.584), do Captur (93.508) e do Duster (75.267). Mais uma vez, de acordo com dados divulgados pela JATO Dynamics.
LEIA TAMBÉM
Toyota Yaris Cross já está disponível em reserva online
"Grande parte do nosso crescimento vem da introdução do Yaris Cross", comentou, em entrevista ao Automotive News Europe, Matthew Harrison. Recordando que, a Toyota reviu, inclusivamente, em alta, as suas metas europeias, em termos de vendas para 2021, dos iniciais 1,1 milhões, para 1,2 milhões. Sendo que, em 2025, o objectivo é, agora, os 1,5 milhões de unidades transaccionadas.
Quanto ao segundo modelo que contribuirá para o sucesso da Toyota no segmento dos pequenos SUV, deverá adoptar, igualmente, alguns predicados oriundos dos SUV e crossover, ainda que Harrison fale, segundo a AutoNews, num "novo veículo, no segmento A".
Recorde-se que a Toyota apresentou, em março, um concept, a que deu o nome de Aygo X Prologue, marcado, desde logo, por uma maior distância ao solo. Além de ter por base a plataforma GA-B.
Concebido, igualmente, como o potencial sucessor do atual Aygo, este concept poderá dar origem a uma versão de produção, já durante o próximo outono. Com Harrison a revelar, ainda, que a produção deverá arrancar ainda no final de 2021, em Kolin. Fábrica onde, de resto, vai passar a ser construído, também, o novo Yaris.
"Estes serão, muito provavelmente, os seis meses mais importantes na história da produção da Toyota, na Europa", concluiu o mesmo responsável.