A Toyota acaba de anunciar a apresentação daquela que será a nova geração do seu híbrido Prius, já no próximo dia 16 de novembro. Anúncio feito conjuntamente com a divulgação de mais um teaser, a prometer linhas e identidade marcantes, mas também já não tão... espaciais.
O anúncio da apresentação daquele que será o sucessor do atual Prius, modelo marcado por uma linguagem de design claramente fraturante e até espacial, surge na sequência da divulgação, durante as últimas semanas, de vários outros teasers, em que o fabricante pouco ou nada revelava sobre a identidade do futuro modelo.
Pelo contrário, garantido, através daquilo que se podia ler nas imagens divulgadas pela Toyota, apenas e só que se tratava de um "Hybrid Reborn", marcado, igualmente, por um design exterior claramente focado na aerodinâmica e na tentativa de assegurar uma baixa resistência ao vento.
Quanto à iluminação e, mais precisamente, à assinatura LED dianteira, aspecto desvendado com o teaser em que surge a confirmação da data de apresentação do modelo, não esconde as parecenças com a solução estreada no crossover compacto Crown Sport, para o mercado japonês. Partindo daí para uma linha de tejadilho alongada, a anunciar uma carroçaria do género liftback.
LEIA TAMBÉM
Estudo da Interbrand. Toyota volta a ser a marca automóvel mais valiosa do mundo
Já no que diz respeito a motorizações, os rumores apontam no sentido de que a quinta geração do Toyota Prius venha a manter as soluções de propulsão atualmente existentes, como é o caso do trem de força híbrido e híbrido plug-in, com a maior novidade a poder ser a estreia de uma variante a hidrogénio.
Contudo e ainda segundo os mesmos rumores, esta terceira versão só deverá estar disponível lá mais para meados da década.
Aliás, valerá a pena também recordar que a Toyota tem sido um dos fabricantes automóveis que há mais tempo tem vindo a trabalhar noutra tecnologia inovadora, a das baterias de estado sólido, tendo, inclusivamente, já anunciado a intenção de lançar esta inovação, num carro de produção em série, até 2025.
Agora, se poderá ser, ou não, o novo Prius, a fazer essa estreia, é algo que teremos ainda de esperar...