Ao mesmo tempo que muitos dos rivais parecem querer fazer uma cruz sobre os motores Diesel, a Toyota adopta, também neste domínio, posição contrária, ao defender que este tipo de propulsores tem ainda, na verdade, um longo caminho a percorrer. Garante-o um responsável, à partida, bem informado, daquele que é o maior construtor automóvel do mundo…
A garantia foi dada pelo director de Vendas e Marketing da Toyota Australia, Sean Hanley, em declarações à revista 'Drive', nas quais assegurou que, "mesmo com todos os comentários menos positivos, o Diesel não está morto. Pelo contrário, ainda tem muito tempo de vida pela frente, não vai morrer tão cedo".
Apesar da guerra sem quartel que, nomeadamente a Europa, tem vindo a desenvolver relativamente a este combustível, no entender de Hanley, o gasóleo continua a ser "uma fonte de combustível muito credível", em particular, para os veículos pesados. O que, também reconhece o mesmo responsável, não evita a necessidade deste tipo de motores se modernizarem, de forma a conseguirem responder a regulamentos anti-emissões cada vez mais exigentes.
Aliás, foi, precisamente, com esse intuito, que a Toyota acaba de lançar uma Hilux com um turbodiesel híbrido, de quatro cilindros e 2,8 litros de cilindrada, recordou Sean Hanley.
Sintéticos também são solução
Ao mesmo tempo, o director de vendas da Toyota Australia não descarta a possibilidade dos futuros motores diesel virem a funcionar, igualmente, com combustível sintético, isto, numa altura em que a marca nipónica está já a trabalhar em soluções alternativas, como o hidrogénio.
De resto, o presidente da companhia, Akio Toyoda, anunciou, entretanto, que o maior construtor automóvel mundial está a desenvolver uma nova família de motores de combustão. Até porque, reconheceu, a Toyota acredita que os veículos 100% elétricos dificilmente ultrapassarão, algum dia, uma quota de 30% nas vendas mundiais.
LEIA TAMBÉM
Na Europa. Toyota suspende entregas da Hilux e Land Cruiser a diesel
Tal cenário leva também a pensar que, os restantes 70%, continuem a ser veículos com motores a combustão, sejam eles a gasolina, diesel, ou outro combustível alternativo.
Também por esse motivo, a Toyota assumiu já acreditar que, soluções como o hidrogénio ou os combustíveis sintéticos, poderão tornar-se, a prazo, alternativas viáveis.