A iniciar a sua segunda geração, o Toyota Mirai acaba de bater o recorde mundial de distância para veículos impulsionados a pilha de combustível a hidrogénio, para mais de 1.000 quilómetros.
O novo recorde foi obtido, pelo Toyota Mirai, em França, no decurso de uma viagem que começou na quarta-feira, dia 26 de maio, às 05h45, junto ao posto de hidrogénio HYSETCO em Orly, e terminou, 1.003 quilómetros depois, (quase) esgotado o depósito de 5,6 kg de hidrogénio verde do Toyota Mirai. Na verdade, o computador de bordo anunciava, ainda, uma autonomia para mais 9 km...
Nesta viagem, feita por estradas públicas no sul de Paris e nas zonas de Loir-et-Cher e Indre-et-Loire, tanto a distância, como o consumo médio de 0,55 kg /km, foram certificados por uma autoridade independente, validando, assim, as marcas obtidas.
Numa altura em que o modelo nipónico é lançado em Portugal, o Toyota Mirai obteve este novo recorde de distância para veículos a pilha de combustível a hidrogénio realizando o trajecto com quatro condutores e segundo um estilo de "condução ecológica", embora sem que isso signifique, garante o fabricante em comunicado, o recurso a qualquer técnica especial, que não possa ser utilizada no quotidiano.
LEIA TAMBÉM
Com mais potência e autonomia. Novo Toyota Mirai desvendado antes do tempo
Dos quatro condutores fez parte Victorien Erussard, o fundador e o capitão do Energy Observer, o primeiro barco equipado a pilha de combustível Toyota, autónomo em termos energéticos e zero emissões.