Toyota Mega Cruiser. Sabia que houve um Hummer japonês?

É verdade: o "Hummer japonês" existiu mesmo, e chamava-se Toyota Mega Cruiser. Diga lá, alguma vez tinha ouvido falar dele?

É verdade: não se trata de um engano, nem sequer de uma transformação, feita por um qualquer preparador privado. A verdade é que o "Hummer japonês" existiu mesmo, e chamava-se Toyota Mega Cruiser. Diga lá, alguma vez tinha ouvido falar dele?...

Pois é, o "Hummer japonês" era... Toyota. Mais precisamente, um primo distante do Toyota Land Cruiser, criado originalmente para as forças de autodefesa japonesas. Mas que também chegou a ter uma versão civil - esta mesmo, que aqui recordamos.

Mas vamos a um bocadinho de história: apresentado no início dos anos 90, na sequência de uma necessidade, como já dissemos, das forças de autodefesa do Japão, o Toyota Mega Cruiser foi concebido como um veículo militar multiusos, de clara inspiração nos Humvee's americanos. Sendo que, não demorou muito para que tivesse igualmente a tal versão civil de que aqui falamos.

Uma das muitas aplicações dadas ao Toyota Mega Cruiser, na vertente militar
Uma das muitas aplicações dadas ao Toyota Mega Cruiser, na vertente militar

Produzida entre 1996 e 2002, esta versão foi comercializada, principalmente, no Japão, ainda que tendo chegado, igualmente, a outros mercado. Na sua totalidade, com volante à direita, pois, reza a história, nunca o modelo terá conhecido variante com volante à esquerda.

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Em termos de utilização e embora tratando-se de uma versão civil, este Mega Cruiser foi utilizado, maioritariamente, por organismos e forças de emergência, como bombeiros, que procuravam nele um veículo extremamente versátil... e generoso - com 5,09 m de comprimento, 2,17 m de largura e 2,07 m de altura, poucos eram os equipamentos que este Hummer japonês não podia transportar!

Ainda assim, importa igualmente referir que, embora grande, o Toyota Mega Cruiser não é propriamente espaçoso. E não apenas porque, à frente, o espaço entre os dois bancos surgia ocupado por grande parte da mecânica, mas também porque, embora podendo transportar quatro pessoas atrás, a maior parte do espaço, está reservado para a carga, cujo peso podia chegar aos 600 kg. Isto, num carro com 2.850 kg de peso, e que, ainda assim, conseguia ser cerca de 500kg mais leve que um Hummer!

Um Mega Cruiser transformado em ambulância, para utilização em ambientes extremos

Uma base sólida e eficaz

De resto e igualmente a contribuir para a elevada confiança na versatilidade e capacidades deste verdadeiro todo-o-terreno, surgia uma base não muito elaborada, mas, acima de tudo, sólida e fiável. Traduzida, desde logo, num chassis transversal de longarinas reforçadas, articulado em torno de forte e pesada viga espinhal, a que se juntavam dois eixos rígidos, além de uma suspensão independente, com enorme articulação.

De resto e ainda sobre os eixos, eram do tipo pórtico, ou seja, cada roda tinha um conjunto de engrenagens que permitia elevar, substancialmente, o veículo. O qual podia mesmo chegar aos 420 mm de distância ao solo, mantendo-se a protecção dos diferenciais como a zona mais próxima do piso.

Invulgar é também a colocação dos discos de travão traseiros. Os quais, ao contrário do que é habitual, não estão acoplados nas rodas, mas na parte central do veículo. Porquê? Porque o eixo traseiro do Mega Cruiser também é direccional, girando até um máximo de 12 graus, como forma de aumentar a sua manobrabilidade. Já que, com uma distância entre eixos de 3,395 metros e sem esta solução, o Hummer japonês necessitaria praticamente de uma avenida para fazer inversão de marcha!

Com excelentes atributos técnicos, o Mega Cruiser é, ainda hoje, um excelente companheiro para o todo-o-terreno
Com excelentes atributos técnicos, o Mega Cruiser é, ainda hoje, um excelente companheiro para o todo-o-terreno

Assim e graças ao seu sistema 4WS, o Toyota Mega Cruiser consegue inverter a marcha em não mais que 11,2 metros, valor que o faz rivalizar com um utilitário!

De resto, excelentes são também os ângulos offroad, com o modelo a anunciar um ângulo de ataque de 49 graus, de saída, de 45 graus, e, ventral, de 33 graus.

Motor pouco potente, mas com muita força

Quanto à propulsão, era garantida por um quatro cilindros de 4,1 litros turbodiesel, a anunciar 155 cv de potência às 3.200 rpm, e 380 Nm de binário, logo a partir das 1.800 rpm. Escolha não muito potente para um carro destas dimensões, mas, ainda assim, com muita força nos regimes mais baixos, devido à sua elevada cilindrada. A qual, diga-se, também seria responsável pelos previsivelmente altos consumos, antecipáveis, desde logo, por um depósito de combustível capaz de levar até 108 litros de gasóleo!

Também como veículo de transporte de passageiros (um pouco) mais luxuoso, não faltaram aplicações ao "Hummer" japonês
Também como veículo de transporte de passageiros (um pouco) mais luxuoso, não faltaram aplicações ao "Hummer" japonês

Quanto à gestão do motor, estava a cargo de um conversor de binário, com quatro relações, que por sua vez estava acoplado a redutoras. Sendo que, dizem os testemunhos, o seu sistema de tracção integral conectável, conseguia ser tão eficaz, quanto o do Mercedes-Benz Classe G.

Equipado com três diferenciais que podiam ser bloqueados seletivamente, sendo que, tanto o dianteiro, como o traseiro, eram do tipo Torsen quando não estavam accionados, o Mega Cruiser contava ainda com jantes de 17,5" e pneumáticos de 37", ligados a um compressor a bordo. Através do qual, o condutor conseguia reduzir a pressão dos pneus até 1,1 kg, e em seguida voltar a enchê-los, mediante o simples pressionar de um botão a bordo.

Já no alcatrão, o Toyota Mega Cruiser conseguia atingir velocidades até 130 km/h.