Com base no protótipo S-FR de 2015, a Toyota poderá lançar um novo modelo desportivo para concorrer com o Mazda MX-5 e recuperar o espírito do MR-2. A nova proposta poderá chegar na forma de um 2+2 com motor de combustão e tração traseira.
A Toyota está a desenvolver um pequeno automóvel desportivo, com comprimento de 3,99 metros e configuração 2+2, que se destina a concorrer com o popular Mazda MX-5. A nova proposta da marca nipónica deverá chegar ao mercado daqui dois anos e estará disponível apenas com motor de combustão.
Com o novo modelo desportivo, a Toyota pretende tirar partido do sucesso alcançado pelo GR Yaris, GR86 e GR Supra, e será baseado no protótipo S-FR que nunca foi produzido.
Segundo a revista japonesa Best Car, o pequeno 2+2 recebeu finalmente luz verde por parte da administração da Toyota, já que foi revelado há mais de uma década. O objetivo será capitalizar as vendas elevadas dos seus outros modelos orientados para o condutor.
Três Irmãos
Apesar de não existir uma confirmação oficial, o presidente da Toyota (e antigo CEO) já mencionou a sua ambição de reviver o espírito do que ele chama os "Três Irmãos" da marca: MR2, Celica e Supra.
Com o renascimento do Supra em 2019 e o pequeno GR86 a ocupar o espaço do Celica, tudo indica que o palco estará a ser preparado para a chegada do MR2.
LEIA TAMBÉM
Ainda se lembra dele? Toyota está a trabalhar num GR Starlet
A Toyota já confirmou os planos para o lançamento de um novo desportivo elétrico de dois lugares, baseado no protótipo FT-SE apresentado no ano passado, recuperando o espírito do MR2, cuja produção terminou em 2007. Apesar do conceito de motor central. aquele protótipo é muito mais radical em termos de estilo e conceção e só deverá entrar em produção no final da década.
Modelo de acesso aos desportivos
A versão de produção do S-FR deverá estar mais próxima da realidade, mais orientada para o grande consumo, para uma utilização quotidiana, apesar de manter o foco na agilidade dinâmica, qualidades que caraterizaram o MR2 original e continuam a estar presentes no Mazda MX-5.
Com dimensões compactas, motor dianteiro e tração traseira, o S-FR foi revelado no Salão de Tóquio de 2015. As suas dimensões são quase idênticas às do Mazda MX-5 e é mesmo mais pequeno do que o GR86, o que significa que poderá vir a ser a versão de acesso aos desportivos da Toyota.
Os rumores de que a Toyota poderia estar a pensar em lançar o SF-R ganharam força na sequência da revelação do Vision Copen da Daihatsu, marca detida pela Toyota. As suas dimensões são semelhantes às do S-FR, com um comprimento de 3,90 metros e largura de 1,70 metros, o que sugere que as versões de produção dos dois carros poderão ter a mesma plataforma e as mesmas caraterísticas técnicas.