No terceiro trimestre deste ano a Toyota lucrou 9,15 mil milhões de euros, quase o mesmo que a Volkswagen (4,89 mil milhões) e a Mercedes (4,84 mil milhões) juntas. A Mercedes é, porém, líder em rentabilidade, com uma margem operacional de 13%.
O estudo mais recente da consultora Ernst & Young (EY) mostra que apesar dos fortes investimentos decorrentes da eletrificação da mobilidade a indústria automóvel está em plena forma.
Os resultados, nomeadamente o volume de negócios das 16 maiores empresas do sector que superou os 504 mil milhões de euros, mostram isso mesmo mas os especialistas já avisaram que o cenário pode alterar-se em 2024.
O abrandamento da procura por parte dos consumidores (que já está a fazer-se sentir), o aumento dos custos de produção e logísticos, a necessidade de suportar investimentos inesperados no desenvolvimento de novas tecnologias e o ritmo mais lento do que o previsto no que respeita à "generalização" da mobilidade elétrica, são as razões apontadas para as "nuvens" que surgem no horizonte.
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Constantin Gall, especialista da EY, afasta, no entanto, qualquer cenário de perdas, reforçando a ideia de que o ritmo dos ganhos é que poderá abrandar.
Lucros da Toyota crescem 156%
Ganhos que no terceiro trimestre do ano que está prestes a terminar atingiram valores que superaram todas as previsões, com a Toyota a anunciar um lucro operacional (antes de impostos) de 9,15 mil milhões de euros.
Na segunda posição, o Grupo Volkswagen registou ganhos de 4,89 mil milhões de euros, superando por uma pequena margem a Mercedes (4,84 mil milhões de euros), que se fixou no terceiro degrau deste pódio.
Vale a pena referir que, face ao período homologo do ano passado, a Toyota aumentou os lucros em 156% e a Volkswagen em 15%.
Já a Mercedes contraiu em 7%, mas, não menos importante, é a marca com maior margem operacional: 13%, seguida pela Toyota (12,6%) e pela BMW 11,3%).
A margem operacional é o resultado líquido, deduzidos os impostos e demais gastos, face ao volume de negócios, traduzindo, por isso, a eficácia de uma empresa em termos económicos e financeiros.
Tesla chega às 10 mais
Sobre esta matéria, é relevante notar que o Grupo Volkswagen foi quem mais faturou (78,84 mil milhões de euros, a que corresponde um acréscimo de 12% face ao período homologo do ano passado), seguido pela Toyota (72,74 mil milhões, + 24%) e pela Stellantis, liderada por Carlos Tavares, (45,14 mil milhões, +7%).
As 16 maiores empresas do setor, cujas vendas somadas aumentaram 11% para 504 mil milhões de euros) registaram um lucro antes de impostos na ordem dos 39 mil milhões de euros.
Neste ranking, liderado, como referimos, pela Toyota, cujos lucros são praticamente o somatório do valor alcançado em conjunto pela Volkswagen e Mercedes, destaque para o quarto posto da BMW (4,35 mil milhões de euros), à frente da americana General Motors (2,88 mil milhões de euros) e do Grupo Hyundai (2,67 mil milhões de euros).
Isto numa tabela da qual passa a fazer parte a Tesla, no nono posto (1,62 mil milhões de euros), com um crescimento de 52% face ao ano passado.