Revolução em marcha? Novo CEO da Toyota quer Lexus a liderar mobilidade elétrica

Sucessor de Akio Toyoda no cargo de CEO da Toyota, Kosi Sato quer acelerar a transição para a mobilidade elétrica e colocar a Lexus a liderar

Anunciado como o sucessor de Akyo Toyoda, que decidiu deixar os comandos daquele que é o maior construtor automóvel mundial, o próximo CEO da Toyota Motor Corporation, Koji Sato, prepara-se para fazer alterações no rumo que tem sido seguido pelo fabricante. A começar, por um acelerar da transição para a mobilidade exclusivamente elétrica, cuja liderança passará a caber à marca de luxo do grupo, Lexus.

Numa altura em que também eram anunciadas importantes alterações na constituição daquela que será a nova equipa de topo da Toyota Motor Corporation, o futuro CEO deixou a garantia de que a transição para a mobilidade elétrica será acelerada, nomeadamente, com o lançamento de uma nova plataforma.

Embora sem revelar, para já, grandes detalhes sobre esta nova arquitectura, a não ser que deverá chegar ao mercado em 2026, Koji Sato assegurou que mais pormenores sobre esta nova arquitectura serão divulgados assim que a sua nomeação para CEO se tornar oficial. Momento que, recorde-se, está agendado para o próximo dia 1 de abril.

A nova equipa gestora da Toyota Motor Corporation, com o futuro CEO Koji Sat ao centro
A nova equipa gestora da Toyota Motor Corporation, com o futuro CEO Koji Sat ao centro

"A primeira medida a tomar é a revitalização do negócio, a começar pelos veículos elétricos a bateria (BEV)", afirmou, em declarações divulgadas pela Automotive News Europe, o futuro homem-forte da Toyota Motor Corporation. Acrescentando que, "de forma a podermos oferecer BEV mais atraentes, vamos ter de simplificar a sua estrutura, ao mesmo tempo que, mantendo o foco primeiramente nos BEV, vamos ter de mudar, igualmente e de forma drástica, a maneira como fazemos negócio".

De resto e nesta aposta ainda mais forte nos elétricos, o futuro CEO garantiu que caberá à Lexus "um papel de liderança" em todo este processo.

LEIA TAMBÉM
Fomos ao Algarve de propósito! Novos Lexus RX e RZ mostraram-se em Portugal

Vale a pena recordar que, antes de ser escolhido para CEO, Sato liderou tanto a Lexus, como a divisão Toyota Gazoo Racing. Sendo que, foi também Koji Sato quem escolheu Masanori Kuwata para assumir, durante a sua liderança, a marca de luxo da Toyota, deixando, assim, as funções não só de responsável pelo departamento de Compliance e Risco, como também pelos Recursos Humanos do construtor, a nível global.

Sobre a nova equipa de administração de Toyota, Koji Sato defende que "terá de ser como uma equipa de futebol" e que "a formação terá de ser flexível, dependendo dos desafios que enfrentamos. O meu papel, enquanto capitão, será o de maximizar as capacidades da equipa".

Recorde-se que Akio Toyoda anunciou, em janeiro último, a saída do cargo de CEO, passando a deter, apenas, o cargo de Chairman da companhia. Após 13 à frente da gestão da companhia, Toyoda foi também o responsável pela escolha de Koji Sato, como seu sucessor, para o cargo de Chief Executive Officer.