Para 2021. Novo Toyota Land Cruiser vai estrear plataforma e caixa de velocidades

A preparar nova geração, o Toyota Land Cruiser anuncia-se com nova plataforma e caixa de 10 velocidades. A apresenta a 31 de abril.

A preparar nova geração, o Toyota Land Cruiser anuncia-se, agora, com importantes novidades técnicas, a começar pela estreia de uma nova plataforma, assim como de uma nova caixa automática de dez velocidades. Tudo, para confirmar, de forma oficial, no último dia de abril.

A revelação acaba de ser feita, embora de forma não oficial, através da conta de Instagram Land.Cruiser.300. Isto, numa altura em que são cada vez mais os rumores de que o novo Land Cruiser poderá ser oficialmente apresentado já no próximo dia 31 de maio; ou, o mais tardar, a 1 de junho.

Mostrando documentos oficiais emitidos pela filial sul-africana da Toyota Motor Corporation, a mesma fonte revela que o futuro Land Cruiser estreará nova plataforma, variante de maiores dimensões da conhecida TNGA, a que a marca deu o nome de TNGA-F.

A par desta nova base, o modelo estreará, ainda, uma nova caixa 10 velocidades, ao que tudo indica, desenvolvida, igualmente, pela marca nipónica.

LEIA TAMBÉM
Toyota Land Cruiser renova-se com mais potência e equipamento

Os documentos agora mostrados revelam, ainda, que o modelo ganhará, igualmente, dimensão, com a versão GR Sport a passar a anunciar quase cinco metros de comprimento - 4,965 metros. Ainda assim, menos 20 mm que uma suposta versão ZX.

Aliás, também na altura, o futuro Land Cruiser apresentará um crescimento. Neste caso, de 35 mm, para os 1,945 metros.

Poderá ser esta a imagem final do futuro Land Cruiser? Os nossos colegas da Koleca.Ru imaginam-no assim...

Finalmente e embora ambas as versões mantenham a mesma distância entre eixos (2,850 metros), o GR Sport conseguirá ser ligeiramente mais largo (1,990 metros) do que o ZX (1,980 metros). Sendo que, iguais, deverão permanecer, que a distância ao solo, quer os ângulos de saída e ataque.

Entretanto, em termos de motores, o modelo promete adoptar, também, um V6 mais eficiente, a permitir, desde logo, a adopção de um depósito de combustível mais pequeno - menos 15 litros. Solução que, além de garantir uma melhor acomodação na plataforma, contribuirá, igualmente, para uma descida no peso total do modelo. Embora e neste caso, resultado, também, da opção por um tejadilho em alumínio.

A americana Toyota Tundra

Segundo também avança o site Motor1, o futuro Land Cruiser deverá apresentar, de resto, algumas semelhanças mecânicas com a pickup Toyota Tundra, modelo comercializado no mercado americano e recentemente mostrado através de teaser, que, na sua futura nova geração, também passará a utilizar a plataforma TNGA-F.

A par da plataforma, a Tundra partilhará, ainda, com o maior e mais luxuoso dos todo-o-terreno da Toyota, o V6 3.5 Turbo de 415 cv de potência e 650 Nm de binário.

Aliás e a justificar esta ideia, o facto do SUV porta-estandarte da marca para o mercado americano, onde também é conhecido como LC300, recorrer a este mesmo bloco, embora numa versão com "apenas" 306 cv e 700 Nm.

A primeira imagem não-oficial do futuro Toyota LC300 norte-americano... que noutros mercados assume o nome, apenas e só, de Land Cruiser