O novo Land Cruiser recupera o design exterior do modelo original, mas assenta numa nova plataforma da Toyota que foi desenvolvida para oferecer um comportamento mais eficiente em todos os tipos de pisos, designadamente em fora de estrada. A nova geração chega em outubro na versão First Edition, equipada com motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv.
A Toyota revelou a nova geração do todo-o-terreno Land Cruiser que combina o lendário ADN deste modelo com novas tecnologias para oferecer elevadas prestações, quer em pisos asfaltados quer em fora de estrada.
O Land Cruiser utiliza a nova plataforma GA-F da Toyota, mantendo o princípio de construção de chassis de longarinas e carroçaria separados, enquanto o design exterior constitui um "regresso às origens", conforme admite a própria marca, com apontamentos estilísticos que remetem para modelos clássicos como o FJ62.
O design exterior mantém a silhueta clássica do Land Cruiser, com as suas linhas horizontais. O comprimento é de 4,92 metros, a largura de 1,98 metros, a altura de 1.87 metros e a distância entre-eixos de 2,85 metros.
As projeções mais curtas, os cantos arredondados e a carroçaria mais estreita na parte inferior facilitam a progressão em fora de estrada. A Toyota acrescenta que algumas peças foram projetadas para uma fácil substituição em caso de danos.
O novo chassis, por sua vez, oferece mais 50% de rigidez do que o anterior, o que em combinação com a nova plataforma assegura um melhor comportamento em todos os tipos de piso.
Direção assistida elétrica
O Land Cruiser recebe, pela primeira vez, uma direção assistida elétrica que promete reduzir os contragolpes em superfícies difíceis, além de ser mais direta e suave. O sistema também permitiu à Toyota introduzir o assistente de rastreamento de trilhos no sistema de assistência à condução Safety Sense.
O novo Land Cruiser oferece a possibilidade de desligar a barra estabilizadora dianteira. A tecnologia, denominada SDM (Stabiliser with Disconnection Mechanism) é uma estreia da Toyota e permite ao condutor mudar o estado da barra estabilizadora com recurso a um botão no painel de bordo.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition_galeria-001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/Toyota-landcruiserfirstedition-galeria_005.jpg]As atualizações no Multi-Terrain Monitor e no Multi-Terrain Select oferecem uma maior assistência em condução em fora de estrada. A câmara de elevada resolução do Multi-Terrain Monitor dá ao condutor uma visão clara da área envolvente do veículo, incluindo por baixo, enquanto o sistema Multi-Terrain Select adapta a performance do veículo em função das diferentes condições de condução em fora de estrada.
Cinco ou sete lugares
No capítulo mecânico, a versão europeia do Land Cruiser recebe um motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv - o mesmo que está presente na Hilux Invincible e na GR Sport - estando associado a uma nova transmissão de oito velocidades Direct Shift. No início de 2025, está prevista a introdução de uma motorização eletrificada que combina um potente e eficiente propulsor diesel com tecnologia micro-híbrida de 48V.
LEIA TAMBÉM
Há 40 anos no activo. Toyota Land Cruiser 70 com produção esgotada até 2024!
O habitáculo será proposto em versões de cinco e sete lugares. O design interior evoca a resistência e funcionalidade de um autêntico veículo de todo-o-terreno. O painel de bordo está disposto na horizontal e os principais comandos foram pensados para um fácil acesso por parte do condutor, especialmente em condições difíceis de todo-o-terreno.
O novo Land Cruiser vai estar disponível em pré-reserva na Europa em outubro na versão de lançamento First Edition, limitada a 3000 unidades, estando previstas as entregas para o primeiro semestre de 2024.