A notícia, a ser verdade, promete chocar os fãs do modelo... e da marca: a Toyota pode estar a ponderar o fim do icónico Land Cruiser. Sendo que, para já, a possibilidade diz respeito apenas aos EUA, e já a partir da próxima atualização MY2021.
A informação foi inicialmente avançada, através de um post publicado num fórum online, precisamente, sobre o Toyota Land Cruiser. O qual, apesar de, entretanto, já retirado, alertava para a decisão da marca japonesa de acabar com o modelo Land Cruiser, nos EUA.
Ainda de acordo com a publicação, a que o site Motor Authority conseguiu ter acesso, o fim do modelo acontecerá já com a próxima atualização Ano Modelo 2021, cuja apresentação deverá ter lugar em breve.
De resto e a apoiar esta tese, o site ouviu um concessionário da marca, segundo o qual, "não há qualquer ilusão de que, neste momento, o modelo já morreu".
Embora, salientamos, ainda sujeito a confirmação oficial, a verdade é que a notícia poderá não andar longe da verdade. Não só devido à idade já avançada da atual geração J200 (foi lançada no mercado em 2007), algo que afecta o modelo, tanto nos EUA, como na Europa, mas também porque, em termos de preços, a proposta japonesa concorrer diretamente com rivais de maior estatuto.
A par destas desvantagens, o facto, ainda, de continuar sem surgir, qualquer rumor ou notícia oficial, relativamente à possibilidade de um sucessor. Pelo contrário, aquilo a que se tem assistido, relativamente ao Land Cruiser, são sucessivos restylings, realizados, invariavelmente, sobre a mesma base.
Aliás, a mesma fonte que assumiu, à Motor Authority, o possível fim do Land Cruiser, recordou que, na calha e para 2021, está prevista, apenas, a reedição da versão Heritage Edition, apresentada no Salão de Chicago de 2019. Embora, agora, equipada com uma terceira fila de bancos.
LEIA TAMBÉM
Toyota Land Cruiser renova-se com mais potência e equipamento
Ainda no mesmo post a revelação de que, na gama Lexus, o modelo LX vai continuar em comercialização, mas apenas com motorização V6 turbo. A qual substituirá o atual V8 5.7 litros.
Verdade ou rumor, resta, agora, aguardar pelos próximos tempos, para assistir a uma tomada de posição oficial, da parte da marca, não só quanto ao fim da presença do Toyota Land Cruiser em terras do Tio Sam, mas também no que se refere às repercussões que daí advirão, nomeadamente, para a Europa.
Porque, aquilo que verdadeiramente nos interessa saber, é: estará o Toyota Land Cruiser em risco de desaparecer, também dos mercados do Velho Continente?...