Ainda hoje em produção, 38 anos depois de ter iniciado a comercialização, a Toyota Land Cruiser 70 é um daqueles modelos que, simplesmente, recusa-se a desaparecer! Ainda assim e apesar desta "teimosia", a marca japonesa acaba de anunciar o fecho (temporário) de mais encomendas, mas, apenas, porque não está a conseguir responder à procura!
O caso é, sem dúvida, digno de registo: apresentada, pela primeira vez, ao mundo, em 1984, a "velhinha" pickup Toyota Land Cruiser 70 aí continua para as curvas e maus caminhos, alvo de uma procura que, especialmente em mercados como a Austrália, simplesmente impede qualquer tentativa de tirá-la do catálogo. Mesmo que seja para substituí-la por um outro e mais moderno modelo.
De resto e segundo noticia o também australiano CarExpert, a procura continua a ser de tal ordem que a Toyota terá sido obrigada a tomar uma decisão invulgar: anunciou a interrupção de aceitação de novas encomendas, para, assim, conseguir responder aos muitos pedidos já entrados e que continuam à espera de receber a sua Land Cruiser 70!
A decisão foi, de resto, já confirmada por um representante da Toyota Austrália, o qual reconheceu que "o fornecimento de veículos está a ser afectado por interrupções sucessivas na produção, devido aos problemas que atualmente afectam toda a indústria automóvel. Apesar disso, a popularidade do modelo [Land Cruiser 70] continua, entre os clientes australianos, em níveis históricos".
Recordar que a Toyota anunciou, em abril deste ano, uma atualização da atual geração Land Cruiser 70, isto, de forma a corresponder às exigências dos novos regulamentos relativos à segurança em caso de impacto lateral. Sendo que, neste momento, não se sabe ainda de que forma as pausas na produção poderão afectar a implementação destas novas medidas, as quais estavam previstas para começar a surgir nos veículos produzidos a partir de novembro.
LEIA TAMBÉM
Lembra-se do Toyota Land Cruiser Série 70? Já acabou… mas ainda é vendido!
Ainda assim, importa também referir que a pickup, também conhecida como J70, continua sendo montada no Japão, sendo, igualmente, um dos modelos do construtor que menos microprocessadores utiliza.
Quiçá também por esse motivo, o modelo mantém-se, nos dias que correm, como um dos veículos mais lucrativos para a Toyota.
Motor? Um Diesel V8, naturalmente!...
Finalmente, recordar, ainda, que a J70 recorre a um bloco V8 4,5 litros a gasóleo, a debitar 205 cv de potência e 430 Nm de binário. Tudo canalizados para as quatro rodas através de uma transmissão manual de cinco velocidades.
Sobre o motor, é o conhecido pela sua fiabilidade, ainda que não sendo uma opção particularmente poupada ou até "verde".
De resto, esta mesma pickup é vendida, ainda, no Médio Oriente, onde a Toyota também comercializa uma espécie de variante fechada, o FJ Cruiser. Modelos que, neste momento, não se sabe se estarão a ser igualmente alvo desta medida, ainda que tudo indique que a situação não seja muito diferente que na Austrália.