Tem lá por casa um já velhinho Land Cruiser 40, com falta de peças? Então, vai gostar de saber que, depois de quase 40 anos após ter deixado de fabricar o modelo, a Toyota prepara-se para voltar a produzir peças para este clássico! Entre outros...
Produzido durante quase um quarto de século, até que, em 1984, foi decretada a sua morte - mesmo assim e até 2001, ainda continuou a ser produzido no Brasil, utilizando motores, tanto Toyota, como Mercedes -, o Toyota Land Cruiser 40 Series foi um modelo que deixou saudades em muitos corações.
Fruto dessa paixão, foram ainda muitos os condutores que, fãs indefectíveis do modelo, conseguiram preservar, ou até mesmo adquirir já recuperada, uma ou outra unidade. Embora e a partir daí, para se debaterem com as naturais dificuldades em encontrar peças, para manter o seu J40 em bom estado de conversação.
Entretanto e numa altura em que o modelo Land Cruiser comemora 70 anos sobre o seu lançamento, a Toyota decidiu recompensar a fidelidade demonstrada pelos proprietários que se têm esforçado por manter viva a memória do velhinho J40. Como? Através da sua divisão GR Heritage Parts Project, a qual vai voltar a produzir peças para este todo-o-terreno!
LEIA TAMBÉM
A pensar no renovado Land Cruiser? Toyota estuda a hipótese de híbridos diesel
De resto e na sequência desta decisão, a Toyota promete, inclusive, indagar, não somente junto dos importadores, como até mesmo nos clubes de fãs espalhados um pouco por todo o mundo, quais as peças de que há mais necessidade. Isto, ao mesmo tempo que criou um formulário no seu site oficial - a que pode aceder aqui -, para que os interessados possam fazer chegar à marca, aquilo de que precisam.
Ainda assim e independentemente dos resultados que estes dois canais vierem a produzir, a Toyota sabe já que, a maior procura, diz respeito a motores, transmissões e sistemas de escape. Motivo pelo qual foca já a promessa de que, a partir do início do próximo ano, estes componentes estarão à disposição de todos os interessados, junto do construtor.
Iniciativa não se limita ao J40
No entanto, importa também dizer que, a iniciativa agora divulgada, não se limitará ao velhinho J40, mas abarcará, igualmente, outros modelos igualmente icónicos na história do fabricante, como é o caso do dos Toyota A70 e A80 Supra, além do 2000GT. Clássicos que, a partir de agora, passarão a ter também disponíveis peças de origem.
De resto e segundo avança o site Motor1, a Toyota pondera, inclusivamente, reiniciar a produção de peças para as gerações posteriores do Land Cruiser, com o objectivo declarado de, com a ajuda do seu departamento GR Heritage Parts Project, voltar a colocar nas estradas alguns dos seus clássicos de maior peso histórico.