O novo Land Cruiser está bastante diferente da versão anterior. Além de ser maior a sua construção tem como base uma plataforma distinta.
Fiel a uma construção robusta capaz de enfrentar as situações mais difíceis e à motorização Diesel a Toyota escolheu o Atlas em Marrocos para mostrar à imprensa as novas capacidades fora de estrada de um dos maiores ícones de todo-o-terreno. Ao percorrermos sítios onde até hoje nunca nenhum meio de transporte andou a não ser os burros que servem a população marroquina que por esses locais mais recônditos e adversos persistem em viver, podemos comprovar a forma como a nova geração do Land Cruiser com a ajuda de novas tecnologias consegue ultrapassar os obstáculos mais difíceis.
Uma evolução que começa pela forma como o aumento em 50% da rigidez do chassis e da rigidez combinada do chassis e da carroçaria (30% superior) consegue otimizar as alterações da suspensão que ao melhorar a articulação das rodas ultrapassa situações radicais com mais facilidade, nomeadamente naquelas que requerem um cruzamento de eixos maior e que exigem que eliminemos o efeito das barras estabilizadoras.