Toyota Hilux MLM Premium Edition: Nível superior

A Premium Edition passa a ser a versão de topo da Hilux, oferecendo uma imagem exterior específica, um nível de equipamento completo e caixa automática.

A Premium Edition passa a ser a versão de topo da gama Hilux, oferecendo uma imagem exterior específica, um nível de equipamento mais completo e caixa automática.

Para responder a uma concorrência que oferece um nível de equipamento mais completo nas suas pick-up - Mercedes-Benz Classe X, Volkswagen Amarok, Nissan Navara ou mesmo a Ford Ranger Raptor - a Toyota lançou uma versão topo de gama da Hilux, que recebeu a designação MLM ou Premium Edition.

Disponível apenas na versão de Cabina Dupla 4x4, com cinco ou três lugares, diferencia-se da restante gama Hilux por apresentar uma imagem exterior com apontamentos exclusivos.

Estamos a falar de uma grelha frontal mais alta e rectangular, com rebordo cromado, a que se juntam acabamentos na cor preta e cinza escuro, na zona circundante dois faróis de nevoeiro.

Design com elementos exclusivos

As proteções inferiores (dianteira e traseira), os puxadores das portas, os espelhos retrovisores, as jantes de liga leve maquinadas de 18 polegadas, os faróis em LED são outros elementos exclusivos desta Premium Edition.

Os acabamentos em preto estão igualmente presentes num interior de uma cabina que oferece materiais de qualidade e o rigor de construção típico da Toyota.

Toyota Hilux MLM recebe elementos exclusivos de design

Esta perceção é reforçada pelos detalhes do painel de instrumentos em cromado e pelas inserções em "piano black" no tablier, nas quartelas das portas, no volante e na zona envolvente da alavanca da caixa de velocidades automática.

Ambiente interior de qualidade

O habitáculo é espaçoso e a posição de condução elevada, garantindo um bom domínio da estrada e das condições do trânsito.

O equipamento de série também é mais completo do que nas versões Trial e Tracker, incluindo bancos em pele, sendo reguláveis eletricamente à frente e aquecidos, ar condicionado automático ou sistema Smart Entry & Start.

O painel de instrumentos apresenta fundo branco e ecrã multinformações de 4,2 polegadas com uma animação exclusiva quando é ligada a ignição.

Motor 2.4 D-4D de 150 cv

O volante em pele multifunções permite aceder ao computador de bordo, regular o sistema de som, assim como ligar e desligar o cruise control. A consola central é dominada pelo ecrã do sistema multimedia Toyota Touch 2 com ecrã de sete polegadas.

O ambiente interior da Hilux MLM remete para o universo Toyota

A nível mecânico, a Hilux Premium Edition recebe o já conhecido motor diesel de 2,4 litros de 150 cv, associado a uma caixa automática de seis velocidades.

O elevado binário de 400 Nm entre as 1600 e as 2000 rpm garante uma utilização agradável num veículo que pesa em vazio mais de 2,2 toneladas, mas a transmissão automática poderia ser mais rápida nas passagens de caixa. Em função do tipo de condução existem dois modos disponíveis: Eco e Power.

Aptidões em fora de estrada

Caso seja necessário efetuar percursos em fora de estrada é possível engrenar a tracção integral ou as baixas com recurso a um comando giratório junto à alavanca da caixa automática.

As suas aptidões em fora de estrada são garantidas por uma altura mínima ao solo de 29,3 cm, um ângulo de ataque de 31º e de saída de 26º. Igualmente disponível nesta versão está o sistema de controlo de assistência em descida (DAC), assim como o bloqueio de diferencial.

LEIA TAMBÉM
Toyota. Nova Hilux testada por Fernando Alonso

Em termos de consumos, o computador de bordo registou uma média de 9,8 l/100 km durante um ensaio, um valor acima dos 7,8 l/100 km anunciados pela marca. Referência para a suspensão que se revelou desconfortável em maus pisos e em vazio, o que se deve ao esquema tradicional de eixo rígido para não sacrificar a capacidade de carga mínima de uma tonelada.

Caixa automática é de série nesta Hilux Premium Edition

Para apoiar a condução, o utilizador conta com assistentes como a câmara traseira (útil num veículo com 5,3 metros de comprimento), o sistema de pré-colisão com deteção diurna e noturna de peões (e ainda deteção diurna de ciclistas), alerta de saída da faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e cruise control adaptativo.

No que se refere ao preço, a Hilux MLM Premium Edition é proposta por 49.442 euros, um valor competitivo atendendo que já conta com caixa automática, embora a potência seja inferior às dos principais concorrentes com o mesmo tipo de transmissão.

Ficha técnica

Preço49.442€
Motor4 cil.; 2.393; 150 cv; 3400 rpm
Transmissão4WD; 6 vel Auto
Peso2205 kg
Comp./Larg./Alt.5,33/1,85/1,81
Consumo7,8 (9,8*) L/100 km
Emissões204 G/KM
IUC53 euros

Equipamento

Grelha superior dianteira cromada, pára-choques dianteiro na cor da carroçaria, pára-choques traseiro cromado, jantes em liga leve de 18", sistema Smart Entry & Start, espelhos retrovisores aquecidos e retráteis eletricamente, degraus laterais, banco do condutor aquecido com estofos em pele preta, sistema de pré-colisão com deteção de peões, faróis LED, Cruise control, controlo de assistência em descida, sistema multimedia Toyota Touch 2, ecrã multi-informações TFT a cores, volante em pele com comandos incorporados, ar condicionado automático, aviso manutenção na faixa de rodagem, proteção interior da caixa de carga.

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 36 - dezembro de 2019