Com base na tecnologia do Mirai, a Toyota está a desenvolver um projeto que prevê a transformação de uma pick-up Hilux num veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV), alimentada por hidrogénio.
Com o fim anunciado dos motores de combustão interna, os fabricantes começam a trabalhar noutras soluções e em alternativas onde os motores elétricos alimentados a baterias não sejam as mais viáveis em termos operacionais. As pick-up convencionais poderão ser um desses casos.
Para responder a esse desafio, a Toyota anunciou o desenvolvimento do protótipo de pilha de combustível para a pick-up Hilux. O projeto está a ser conduzido no Reino Unido e conta com um financiamento do Governo britânico através do Centro de Propulsão Avançada (APC) para o desenvolvimento de veículos com emissões zero.
O protótipo da Toyota Hilux movida a pilha de combustível irá ser construído por um consórcio liderado pela Toyota Motor Manufacturing (UK), o qual integra parceiros de engenharia técnica altamente qualificados do Reino Unido, nomeadamente Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research.
O objetivo do projeto é adotar componentes de pilha de combustível Toyota de segunda geração, como os usados na segunda geração do Toyota Mirai, para a transformação de uma Hilux num veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV).
Enquanto a TMUK está a liderar o projeto, uma equipa de P&D da Toyota Motor Europe (TME) fornecerá suporte técnico especializado para permitir que as equipas do Reino Unido adquiram a sua própria experiência e autossuficiência para desenvolver tecnologias de propulsão a hidrogénio da próxima geração.
Primeiros protótipos em 2023
Os primeiros protótipos da Hilux FCEV serão produzidos na fábrica da TMUK em Burnaston durante 2023. Depois dos testes de desempenho terem sido concluídos com êxito, a segunda fase consiste na preparação para a produção em pequenas séries.
Este projeto representa uma excelente oportunidade para investigar uma aplicação adicional da tecnologia de pilha de combustível da Toyota num segmento de veículos que é fundamental para vários grupos nesta indústria e ajudará a apoiar o movimento do setor em direção à descarbonização.
LEIA TAMBÉM
Toyota Hilux ganha "International Pick-up Award 2022"
"O Reino Unido é um dos principais mercados de pick-up e é importante para a Toyota. Este financiamento representa uma tremenda oportunidade para que seja desenvolvida uma solução de emissões zero num segmento de mercado crítico" afirma Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
"Gostaríamos de agradecer ao governo do Reino Unido pelo financiamento que permitirá ao consórcio investigar o desenvolvimento de um sistema de propulsão movido a pilha de combustível para a Toyota Hilux, apoiando a nossa ambição de alcançarmos a neutralidade de carbono", acrescenta o presidente e CEO da Toyota Motor Europe.