Se está à espera de uma Toyota Hilux ou de um Land Cruiser a diesel, então, avisamo-lo que a entrega pode demorar mais do que inicialmente previsto. A razão tem a ver com um problema nos testes de certificação dos motores a gasóleo e que já obrigaram à interrupção do envio destes e outros carros, para os respectivos mercados europeus.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, com base em declarações de um porta-voz da Toyota Motor Europe, que terá, de resto, confirmado a situação. Sem, no entanto, adiantar quando é que problema ficará resolvido.
De acordo com a mesma fonte, o problema decorre de algumas irregularidades encontradas nos testes de certificação, levados a cabo por uma afiliada da Toyota, a Toyota Industries, em motores a gasóleo que equipam alguns modelos. E não apenas Toyota, mas também Lexus.
Em causa estão os motores Diesel 1GD de 2,8 litros, 2GD de 2,4 litros e F33A de 3,3 litros, que equipam a pick-up Toyota Hilux, o Toyota Land Cruiser 200 e 300 e o Lexus LX 500d, especificou o mesmo porta-voz.
Ainda segundo a Toyota, o problema, que foi já alvo de um comunicado e declarações à agência noticiosa Reuters, deverá abranger cerca de 84.000 veículos comercializados, sob um total de 10 designações, na Europa, Israel e Turquia.
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Ainda assim, o fabricante nipónico também assegura que os veículos em stock, em trânsito e até mesmo já entregues a clientes, "não deverão ser afectados por esta irregularidade", que terá a ver com a forma como a potência estava a ser medida pela Toyota Industries.
"Durante os testes de certificação, o desempenho de potência dos motores foi medido usando ECUs com software diferente daquele usado para produção em massa, para que os resultados pudessem ser medidos para fazer os valores parecerem mais suaves com menos variação", explica, no comunicado, a Toyota. Garantindo, ao mesmo tempo, que este processo não teve qualquer reflexo noutros domínios, tais como as emissões, a segurança, ou até mesmo os valores finais de potência e binário.
Ainda sobre os modelos afectados, o fabricante acrescentou que os modelos Hilux em causa e que são vendidos na Europa provêm da África do Sul e da Tailândia, enquanto os Land Cruisers e Lexus são produzidos, e exportados, do Japão.
Segundo a Automotive News Europe, a Toyota vendeu um total de 23.988 unidades Land Cruiser na Europa, em 2023, mais 60.922 unidades Hilux e 2.795 Lexus LX. Contudo, nem todos os veículos transaccionados utilizavam motores idênticos aos propulsores que agora apresentam problemas de certificação.