Com 7 lugares e híbrido. Toyota lança SUV Highlander na Europa

A Toyota acaba de lançar na Europa o Highlander, SUV americano de sete lugar com motorização híbrida. Embora ainda sem preços ou entregas.

A Toyota acaba de lançar nos mercados da Europa Ocidental o até aqui americano Highlander, SUV de sete lugar com motorização híbrida que, a partir de agora, passa a estar disponível também no Velho Continente. Embora, ainda sem preços ou prazos de entrega.

Modelo que, em termos gama, surge posicionado logo acima do bem conhecido RAV4, o Toyota Highlander já era comercializado, há alguns anos, no mercado americano. Sendo esta a primeira vez que chega à Europa.

De resto e no que concerne, especificamente, à versão europeia, importa afirmar, desde já, que apenas estará disponível com aquela que é a quarta geração do sistema de propulsão híbrido da Toyota. Mais precisamente, na versão que combina um quatro cilindros 2,5 litros a gasolina, com dois motores elétricos, posicionados nos eixos.

A juntar a estes dois componentes, uma bateria de hídratos de níquel, montada sob os bancos da segunda fila.

Montado no Highlander, este sistema híbrido garante uma potência conjunta de 248 cv, capaz de garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em 8,3 segundos. Além de uma velocidade máxima de 180 km/h, a que a Toyota junta ainda o anúncio de uma capacidade de circulação em modo exclusivamente elétrico, até aos 125 km/h.

LEIA TAMBÉM
Toyota Highlander. Irmão maior do RAV4 estreia-se em Portugal em 2021

A ajudar à condução, um Drive Mode com quatro opções - Eco, Normal, Sport e Trail -, todos eles disponíveis mesmo quando o veículo circula exclusivamente a energia elétrica, além de uma melhorada transmissão CVT, cuja nova gestão vem garantir, segundo o fabricante, maior eficiência nos consumos, graças também ao polimento da superfície dos dentes de engrenagem, a proporcionarem ainda menor ressonância e ruído no operar. Facto que torna este Highlander ainda mais silencioso.

Aliás, a ajudar igualmente a um ambiente promissoramente mais suave e silencioso, surge um pára-brisas e vidros dianteiros a atenuarem o ruído exterior, o mesmo acontecendo com o isolamento nas cavas das rodas e na área de carga, no tejadilho, tablier e piso.

Equipamento enriquecido

Quanto ao equipamento, a Toyota avança que todas as versões para comercialização na Europa contam, de série, com entrada sem chave, faróis LED, ar condicionado de três zonas, aquecimento dos bancos e sistema de carregamento wireless para smartphones.

Igualmente presente, desde a versão base, um painel de instrumentos 100% digital de 7 polegadas, sistema de infotainment de 8" e o pack de sistemas de segurança e apoio à condução Toyota Safety Sense.

No caso do cliente optar pela versão mais equipada, a Toyota propõe ainda faróis secundários em LED com sistema de lavagem, jantes de 20", portão da bagageira de accionamento elétrico, iluminação ambiente de cor azul, além de outros mimos.

Já na lista de opcionais, destaque para o tecto panorâmico em vidro, sistema de infotainment de 12,3" com navegação por satélite e sistema de som de 1.200W com 11 colunas.