Toyota Highlander. Irmão maior do RAV4 estreia-se em Portugal em 2021

Até aqui disponível apenas para o mercado norte-americano, o Toyota Highlander, SUV de 7 lugares, prepara-se para fazer a sua estreia na Europa, já em 2021.

Até aqui disponível apenas para o mercado norte-americano, o Toyota Highlander prepara-se para fazer a sua estreia na Europa, já no início de 2021. SUV de sete lugares, vem preencher uma lacuna na oferta do construtor nipónico, que, até aqui, tinha o mais pequeno RAV4, como seu modelo de topo.

Depois da apresentação do Yaris Cross, proposta que passará a ser o novo modelo de entrada na gama SUV do construtor automóvel japonês, eis que a Toyota continua a aumentar a sua oferta neste segmento, agora, com um modelo de três filas, sete lugares, e motorização híbrida - o Highlander.

LEIA TAMBÉM
Toyota celebra mais um marco. Quinze milhões de híbridos comercializados

Concebido com a base na mesma plataforma GA-K do RAV4, o Toyota Highlander europeu pouco difere, no entanto, do irmão norte-americano. Exibindo, por exemplo, as mesmas dimensões, a começar, num comprimento total fixado em 4,95 metros. E que, entre outras vantagens, permite anunciar uma capacidade de carga na bagageira, equipada com portão de accionamento elétrico, de 658 litros, mas que também pode chegar aos 1.909 litros, mediante o rebatimento da segunda e terceira filas!

Com um percurso de mais de 20 anos no continente americano, o Toyota Highlander surge no Velho Continente marcado, de resto, também por um design moderno e urbano, do qual fazem parte rodas com jantes de 20 polegadas.

Com quase cinco metros de comprimento, o Highlander exibe a já conhecida e última linguagem de design da Toyota
Com quase cinco metros de comprimento, o Highlander exibe a já conhecida e última linguagem de design da Toyota

Espaço e tecnologia

Já no interior do habitáculo, marcado pelas mesmas linhas modernas e características da marca japonesa, sobressai a funcionalidade e habitabilidade garantidas, entre outros aspectos, por uma segunda fila de bancos colocada sobre calhas deslizantes de 180 mm, e que ajuda a, por exemplo, garantir mais espaço para pernas, nos dois últimos lugares.

Funcionalidade para a qual contribuem, ainda, os vários espaços de arrumação espalhados pelo habitáculo, um sistema de infoentretenimento com ecrã destacado de 12,3", um head-up display, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de carregamento de smartphones por indução, e câmara traseira com projecção da imagem no retrovisor interior.

Com três filas de bancos, o Toyota Highlander conta ainda com uma fila do meio regulável em profundidade
Com três filas de bancos, o Toyota Highlander conta ainda com uma fila do meio regulável em profundidade

Já no domínio da segurança, é possível encontrar as tecnologias que fazem parte do conhecido pacote de sistemas de segurança activa, o Toyota Safety Sense, como é o caso do sistema de pré-colisão (PCS) com assistência de emergência na direção, deteção diurna e noturna de peões, e deteção diurna de ciclistas. Isto, além do Cruise Control adaptativo (ACC) com reconhecimento de sinais de trânsito (RSA), assistência de condução inteligente (LTA), alerta de saída de faixa (LDA), luzes de máximos com controlo automático (AHB) e reconhecimento de sinais de trânsito (RSA).

Exclusivamente híbrido

Falando de motorizações, o Highlander chega à Europa com o mesmo sistema híbrido de quarta geração já conhecido do RAV4, e que tem por base um quatro cilindros a gasolina de 2.5 litros a funcionar em ciclo de Atkinson, acompanhado de dois motores elétricos. Que, colocados sobre os eixos, garantem a presença de um sistema de tracção integral inteligente (AWD-i), mas também uma capacidade de reboque até duas toneladas.

Além de uma habitabilidade generosa, o Highlander exibe ainda um ecrã táctil de 12,3", parte do conhecido sistema de info-entretenimento
Além de uma habitabilidade generosa, o Highlander exibe ainda um ecrã táctil de 12,3", parte do conhecido sistema de info-entretenimento

A fornecer energia aos motores elétricos, uma bateria de hidretos metálicos de níquel, localizada sob a segunda fila de bancos, mas cuja potência a Toyota não revela.

Em conjunto, este sistema híbrido garante uma potência total de 243 cv, assim como 6,7 l/100 km de consumo combinado e 152 g/km de emissões de CO2. Valores obtidos já segundo o ciclo WLTP, mas ainda à espera de homologação.

Finalmente, ao serviço do condutor, surgem ainda vários modos de condução - Eco, Normal, Sport e Trail -, disponíveis tanto em modo híbrido, como com o Highlander a circular apenas com recurso aos motores elétricos. Algo que é possível fazer, pressionando o também já conhecido botão EV, embora e neste caso em concreto, a Toyota não revele a autonomia em modo 100% elétrico...

Com uma capacidade de carga inicial de 658 litros, o novo SUV de 7 lugares da Toyota pode chegar aos 1.909 litros, mediante o rebatimento dos bancos
Com uma capacidade de carga inicial de 658 litros, o novo SUV de 7 lugares da Toyota pode chegar aos 1.909 litros, mediante o rebatimento dos bancos

De resto, igualmente por conhecer, ficam os preços com que este SUV de 7 lugares será lançado em Portugal, sendo que, para já, a Toyota Caetano Portugal apenas divulga a altura do lançamento: primeiro trimestre de 2021.