A Toyota acaba de nos dar uma óptima notícia: a marca nipónica acaba de apresentar, oficialmente, o novíssimo e excitante GRMN Yaris. Mas, também, uma má: o aguardado hot-hatch só será comercializado no Japão!
Concebido, segundo revela agora a Toyota, para uma produção de apenas 500 unidades, o GRMN Yaris é, no fundo, uma versão ainda mais apurada do GR Yaris - este, sim, já em comercialização na Europa -, que, face a este último, consegue ser menos exuberante, mas também mais sólido e eficaz. Tudo isto, sem necessitar, sequer, de ser mais potente!
Aliás e no que ao motor diz respeito, este GRMN Yaris mantém o mesmo três cilindros 1.6 turbo já conhecido do "irmão", a debitar os mesmos 272 cv de potência anunciados pela versão japonesa do GR Yaris. Sendo que, a grande diferença entre ambos, está nos melhoramentos feitos pelos engenheiros da Toyota neste GRMN.
Entre as novidades e para começar, uma redução do peso total (menos 20 kg), o aumento da rigidez do conjunto (são mais 565 pontos de soldadura, quando comparado com o GR), uma caixa manual de seis velocidades de relações mais curtas, um diferencial mecânico de deslizamento limitado, além de alguns retoques estéticos, até para que não haja confusões sobre aquilo que temos perante nós. Sendo que, ainda no domínio da estética, assim como no peso, a opção pela utilização de fibra de carbono no capot, tecto e spoiler traseiro, além da supressão, pura e simples, do banco traseiro.
LEIA TAMBÉM
Através de teasers. Toyota anuncia dois novos desportivos GR para Tóquio
No entanto, estas são as soluções que é possível encontrar na versão standard deste hot-hatch. Pois e para todos aqueles que pretendem (ainda) um pouco mais de acção, a Toyota decidiu criar um pacote extra para o mesmo GRMN Yaris, a que deu o nome de Circuit Package, que promete levar ainda mais além a emoção!
Senão, vejamos: além de tudo o que já foi referido, este pack garante, ainda, uma atualização da suspensão, com a colocação de amortecedores Bilstein reguláveis; um sistema de travagem com discos de travão maiores, rodas especiais de 18 polegadas, saias laterais e lábio inferior dianteiro.
Ainda de acordo com o construtor, este pack pode ser adquirido e instalado em qualquer revendedor... com uma pequena nota: apenas estarão disponíveis 50 destes Circuit Package, pelo que, mesmo entre os fãs japoneses, o melhor é estarem atentos!
O "prémio de consolação"
No entanto e para aqueles que não conseguirem chegar a tempo, a consolação - talvez!... - de um segundo pack, a que a marca deu o nome de Rally Package, e que se traduz num conjunto de amortecedores Gazoo Racing, estabilizadores, protecção inferior da carroçaria e um roll-bar também fornecido pela Gazoo Racing.
Especificamente para aqueles clientes que já adquiriram um GR Yaris, a promessa, ainda, de que a marca disponibilizará algumas destas atualizações divulgadas com o GRMN, também para o primeiro, embora de forma separada. Ou seja, não como pack.
Não vale a pena chorar: é mesmo só para o Japão!
A terminar, recordar apenas o aspecto menos agradável de toda esta novidade e que passa pela garantia, deixada pela Toyota, de que o GRMN Yaris apenas será comercializado no Japão. Onde, aliás, o período para reservas já está a decorrer, com os interessados a terem de submeter-se a uma espécie de roleta. Já que, destes, só existirão 500!
Quanto às entregas, a marca avança que deverão ter início no Verão, sendo que, cada um dos felizardos com a conquista de um GRMN Yaris, terá de pagar, no mínimo, 7.317.000 yenes pelo carro. Perto de 56 mil euros, à taxa de conversão atual...