Chega à Europa em 2022. Toyota GR86 desvendado na plenitude

Depois de uma primeira apresentação em Abril, a Toyota desvenda, na plenitude, o sucessor do GT86, o GR86 - mais potente e mais desportivo.

Depois de uma primeira apresentação ainda em Abril último, a Toyota desvenda, agora e na plenitude, o sucessor do GT86, o GR86, o qual passa a ser, também, o terceiro modelo da nova gama de puros desportivos da marca nipónica. Neste caso, equipado com um novo motor boxer, transmissão mais desportiva e, acima de tudo, com o foco na condução. Estreia a 2 de dezembro.

Nestas novas imagens de regresso a uma espécie de camuflado, o novo GR86 assume-se, assim, como mais um membro de pleno direito da nova gama desportiva GR. A qual, salienta a Toyota, beneficia do conhecimento obtido pela Toyota Gazoo Racing no desporto automóvel internacional.

Sobre o novo modelo, que se assume como uma evolução do anterior GT86, mas também "um carro analógico para a era digital", "concebido por entusiastas" com o foco no "puro prazer de condução, a marca nipónica destaca, desde logo, a manutenção da configuração clássica de um motor frontal, conjugado com tracção traseira. Agora, tendo por base um chassis cujo desenvolvimento se centrou na redução do peso (tejadilho, capot e guarda lalas dianteiros são em alumínio) e na redução da altura do centro de gravidade. Isto para manter uma dinâmica mais apurada, graças, igualmente, aos ajustes feitos na suspensão e a uma distribuição de peso quase perfeita: 53:47.

A Toyota garante que o novo GR86 foi concebido a pensar no "puro prazer de condução"
A Toyota garante que o novo GR86 foi concebido a pensar no "puro prazer de condução"

Quanto ao motor, mantém-se a escolha de um boxer de quatro cilindros horizontalmente opostos, 16 válvulas, com dupla árvore de cames à cabeça (DOHC), mas agora com 2.387 cc., fruto do aumento do diâmetro dos cilindros, de 86 para 94 mm. E que, embora mantendo a mesma taxa de compressão elevada (12,5:1), consegue fornecer mais 17% de potência - 234 cv às 7.000 rpm - e um melhor binário - 250 Nm às 3.700 rpm.

Resultado deste aumento de potência, a garantia, igualmente, de uma melhor aceleração dos 0 aos 100 km/h - 6,3s com caixa manual / 6,9s com caixa automática -, a par de uma velocidade máxima mais elevada - 226 km/h com caixa manual / 216 km /h com caixa automática. Ambas as transmissões, diga-se, revistas em função da potência e do binário do motor, para maior diversão e prazer de condução.

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Finalmente e a par das inúmeras alterações feitas no motor, mudanças no sistema de escape, com um novo tubo central de 5,6 litros para um melhor "rosnar", aumentado por um sistema de Controlo de Som Activo, a transmitir o som para o habitáculo.

Ainda no capítulo técnico, a presença de um diferencial autoblocante Torsen, destinado a garantir maior tracção em curva, assim como de um novo sistema de direcção assistida elétrica com uma relação de 13,5:1 (apenas 2,5 voltas de um batente ao outro) e motor montado na coluna de direcção. Mas, também, um sistema de travagem com discos ventilados à frente e atrás, com diâmetros de 294 e 290 mm, respectivamente.

Igualmente de série, sistemas como o ABS, a Assistência à Travagem, Controlo de Tracção, Controlo de Estabilidade e Controlo de Arranque em Subida.

Uma evolução no design com dimensões semelhantes

Passando à estética exterior, que a Toyota diz ser "uma evolução do desenho musculado e afunilado do GT86", apresenta medidas muito próximas das deste último, embora com uma altura reduzida em 10 mm (1.310 mm) e uma distância entre eixos aumentada em 5 mm (2.575 mm). Com a descida do centro de gravidade a beneficiar, ainda, do abaixamento em 5 mm do ponto de anca do condutor.

O GR86 apresenta praticamente as mesmas dimensões exteriores do extinto GT86
O GR86 apresenta praticamente as mesmas dimensões exteriores do extinto GT86

Quanto aos faróis dianteiros, em LED, apresentam a mesma disposição interna em forma de L como no GR Supra, ladeando uma grelha frontal cuja malha G é exclusiva da GR. Sendo que, logo abaixo, um pára-choques com nova moldagem texturada a procurar ajudar a reduzir o arrasto, tem continuidade em guarda-lamas dianteiros proeminentes e "ombros" traseiros, terminando numa asa traseira de aparência também ela saliente. À qual se juntam farolins de desenho tridimensional.

A Toyota salienta, ainda, a presença de uma série de soluções aerodinâmicas, entre as quais uma conduta de ar frontal e aberturas de ar atrás dos arcos das rodas dianteiras, além do novo desenho curvo dos retrovisores exteriores e das barbatanas junto aos arcos das rodas traseiras e no pára-choques. Soluções resultantes dos ensinamentos retirados do desporto motorizado, com a Gazoo Racing, e a que é possível acrescentar, ainda, uma asa adicional.

Finalmente e dependendo da versão do modelo, o novo GR86 tanto pode utilizar jantes em liga leve de 17" com pneus Michelin Primary HP, como jantes pretas de 18" com pneus Michelin Pilot Sport 4.

Um interior a pensar na condução

Passando ao interior, a garantia da Toyota de que a sua concepção passou por "proporcionar a melhor disposição possível para a utilização e funcionamento dos sistemas do automóvel", com as soluções a englobarem, ainda, um painel de ar condicionado na consola central com grandes mostradores iluminado por LED, interruptores tipo teclas de piano, apoios de braços das portas com puxadores integrados e apoio de braço central com suportes para copos/pequenas garradas, duas portas USB e uma tomada AUX.

Também no habitáculo, a preocupação maior foi o condutor, garante a Toyota
Também no habitáculo, a preocupação maior foi o condutor, garante a Toyota

Destaque, igualmente, para os bancos desportivos dianteiros, que a marca nipónica diz apresentarem almofadas de apoio independentes umas das outras, para um melhor apoio do corpo, ao mesmo tempo que os bancos traseiros podem ser rebatidos. Passando a ser possível "levar quatro rodas - ideal para quem conduz o seu GR86 em 'track days e outros eventos em pista", conclui a Toyota.

Ainda no habitáculo, a presença de um ecrã multi-informação de sete polegadas atrás do volante, assim como de ecrã táctil central de oito polegadas com animações no arranque, parte do sistema multimédia agora com CPU de maior capacidade, além de recepção DAB, Bluetoot e integração de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. Ou, ainda, do sistema e-Call.

Chega à Europa em 2022

Revelado, pela primeira vez, em Abril de 2021, o novo Toyota GR86 tem chegada prevista aos concessionários europeus, durante o segundo trimestre de 2022.

No entanto e ainda antes disso, no  próximo dia 2 de dezembro, terá lugar a estreia europeia do modelo no Velho Continente.