A viver a sua segunda geração, o Toyota GR86 é um dos desportivos atualmente em risco de desaparecimento da Europa, devido às limitações anunciadas, não só no capítulo das emissões, como também da segurança. Ou, se calhar, talvez não, já que a marca nipónica pode estar a preparar soluções...
A notícia é avançada pela britânica Autocar, que, destacando o aumento da exigência, por parte da União Europeia, em domínios como as emissões ou a segurança, aponta como, cada vez mais difícil, a subsistência de modelos como o atual Toyota GR86, nos mercados do Velho Continente. Prevendo, mesmo, um encurtar do ciclo de vida da atual geração, sem garantias de que possa existir continuidade.
No entanto e no caso específico do GR86, a publicação também avança que a Toyota pode já estar a trabalhar em soluções. A começar, pela adopção de uma nova motorização, híbrida, baseada no mesmo tricilíndrico turbocomprimido que serve o GR Yaris, e que deverá permitir uma redução dos consumos e emissões, sem perdas significativas em termos de potência ou prestações.
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Aliás, já em 2022, o engenheiro-chefe da Toyota Gazoo Racing, Naoyuki Sakamoto, assumia, em declarações à Carbuzz, a possibilidade deste motor passar a ser utilizado, também no GR86, a par de GR Yaris e no GR Corolla.
Quanto à questão da segurança, o principal problema residirá no pára-brisas demasiado grande do desportivo nipónico e que parece ser incompatível com a integração de sistemas de segurança como o reconhecimento da iluminação dos semáforos, os quais se tornarão obrigatórios, na União Europeia, já a partir de 2024. Situação que, ainda assim, também poderá ser facilmente ultrapassável, através de uma reformulação do design exterior do modelo.
O pontapé de saída dado com o 'Sports EV'
Recorde-se que, ainda no final de 2021, a Toyota revelou um concept de desportivo elétrico com um design especialmente cativante, a que deu o nome de 'Sports EV'. Algo que, no entanto e na altura, foi visto como um possível regresso do desaparecido MR2, fruto, também, do contributo da Gazoo Racing (GR).
Já mais recentemente, o fabricante revelou estar a trabalhar num desportivo elétrico também de posicionamento GR, com a curiosidade acrescida de dispor de uma caixa de velocidades supostamente manual, mas também de uma sonoridade fabricada à imagem de um desportivo de combustão.
O caso MX-5
A terminar, vale a pena recordar que, outro fabricante japonês, a Mazda, anunciou já que, a próxima geração do icónico MX-5, cuja data de chegada não foi ainda oficializada, contará, pela primeira vez, nos seus já 34 anos de existência, com alguma forma de eletrificação.