Há quatro anos a Toyota apanhou toda a gente de surpresa ao apresentar um carro de ralis homologado para a estrada. Em vez de seguir a prática comum e construir 25 000 unidades de um automóvel de estada baseado na versão de competição, a Toyota optou por uma solução distinta. Combinou a secção dianteira do chassis do Yaris com a traseira do C-HR para dar corpo ao GR Yaris de rali. Um sucesso instantâneo, com diversas vitórias em provas do WRC traduzidas nos títulos de construtores de 2021, 2022 e 2023. A indispensável versão de estada teve um sucesso idêntico, com público e colecionadores a disputarem as poucas unidades disponíveis.
É difícil resistir ao apelo de um carro de ralis parecido com o Yaris. Mesmo que do utilitário da Toyota mantivesse apenas os 2,56 metros de distância entre eixos, os espelhos das portas, as óticas e a antena. Tudo o resto é parecido, mas muito diferente. Começa por não ter portas de trás ou moldura para os vidros. As portas, tal como o capot e o portão traseiro, são moldadas em alumínio representando uma poupança de 24 kg. O tejadilho em fibra de carbono retira mais 3,5 kg.