A Toyota Gazoo Racing renovou o pequeno desportivo GR Yaris que viu aumentar a potência do motor para 300 cv, que pode estar associado a uma nova caixa automática de oito velocidades. O estilo exterior também recebeu umas alterações, enquanto o habitáculo foi revisto à semelhança do carro de ralis, conforme reivindica a marca nipónica.
Uma das novidades do Salão Automóvel de Tóquio de 2024 foi a apresentação da mais recente evolução do GR Yaris. As alterações mais significativas consistem na adoção, pela primeira vez, de uma caixa automática de oito velocidades, continuando disponível a manual de seis relações, e de um design revisto, quer no exterior, quer no interior.
A principal mudança é a transmissão. À semelhança do Hyundai i30N, o GR Yaris foi lançado exclusivamente com uma caixa manual de seis relações e a partir de agora vai estar disponível, em opção, uma automática de oito, que deverá contribuir para o aumento das vendas em alguns mercados.
Ao contrário da Hyundai, a Toyota não optou por uma caixa de dupla embraiagem, tendo apostado no desenvolvimento de uma nova unidade com uma embraiagem que denomina Direct Automatic Transmission.
As unidades que vêm com aquela transmissão estão equipadas com um refrigerador dedicado e duas patilhas de plástico montadas atrás do volante.
Motor com 300 cv
A Toyota refere que também efetuou um conjunto de alterações ao motor turbo de três cilindros de 1,6 litros do GR Yaris. A marca aumentou igualmente a pressão de injeção direta, instalou um novo sensor no colector de ar de admissão, instalou pistões mais leves e introduziu um sensor diferente no colector de admissão.
O motor do GR Yaris passou a desenvolver uma potência de 300 cv às 6500 rpm e um binário de 400 Nm entre as 3250 rpm e as 4600 rpm, o que se traduz num ganho significativo sobre os anteriores 268 cv e 370 Nm.
Os designers da Toyota tammém fizeram algumas alterações na estética do GR Yaris, que recebe um novo pára-choques com entradas de ar distintivas, enquanto na traseira estão presentes novas luzes LED que incorporam uma barra luminosa.
O habitáculo do GR Yaris foi igualmente revisto. A alteração mais evidente consiste no painel de bordo orientado para o condutor que inclui um painel de instrumentos digital de 12,3" semelhante ao do GR Corolla.
O ecrã tátil também foi reposicionado e foi inclinado 15º em direção ao condutor. A Toyota refere que este design foi inspirado pelo carro de ralis, enquanto as luzes de emergência e o botão de Start / Stop foram deslocados para que possam ser alcançados quando se utiliza um assento de competição. A altura do banco do condutor também baixou 2,5 centímetros.
Três anos de sucesso
Desde o lançamento do GR Yaris em 2020, foram vendidas mais de 18 000 unidades na Europa, com um índice de satisfação do cliente de 99%. A maioria dos carros vendidos foi a versão Standard (agora designada Legend), daí a decisão de se concentrar nesta especificação para o novo modelo.
Entre os clientes contam-se muitos aficionados de automóveis de desempenho, que consideram o GR Yaris digno de um lugar ao lado de modelos de prestígio significativamente mais potentes nas suas coleções. Para além da categorização, o GR Yaris está numa classe própria e já é uma referência automóveis desportivos.
Segundo a Toyota, o programa de desenvolvimento que deu origem ao novo GR Yaris segue o conceito de "desenvolver, correr, quebrar, reparar".
Isto descreve a forma como, na procura de melhorias, o automóvel é levado aos seus limites - literalmente até ao ponto de rutura dos seus componentes. O Engenheiro-Chefe Naohiko Saito afirmou: "Cada aspeto do novo GR Yaris incorpora o conhecimento e a experiência obtidos em situações reais de desporto motorizado e do nosso Master Driver e pilotos de corrida e de rali."
O novo GR Yaris está previsto para venda na Europa e em Portugal a partir do verão de 2024.