Versão de topo na gama Yaris, o Toyota GR Yaris já começou a ser entregue aos primeiros clientes, em Portugal, estando disponível com três cores, três níveis de equipamento... e um preço a partir de 42 090 Euros.
Destinados aos clientes que efectuaram a reserva através do portal criado exclusivamente para este desportivo, as primeiras unidades do Toyota GR Yaris tem como motor um bloco de três cilindros turbo de 1,6 litros a debitar 261 cv de potência e um binário máximo de 360 Nm.
Bloco que, conjugado com caixa manual de seis velocidades, anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, assim como uma velocidade máxima de 230 km/h.
Igualmente a contribuir para estas prestações, não somente a plataforma dedicada, que combina GA-B na dianteira e GA-C na traseira, e a utilização de alumínio no capot, nas portas e na bagageira, mas também e principalmente, o novo sistema inteligente de tração às quatro rodas GR-FOUR.
Sobre este sistema, destaque para a capacidade de disponibilizar três modos de funcionamento: o modo Normal com distribuição Frente (F): Trás (T) de 60:40 para controlo em cidade e autoestrada; o modo Sport com distribuição F:T de 30:70 para maior prazer de condução em percursos sinuosos; e o modo Track com distribuição F:T 50:50 para competição ou corrida em circuito.
LEIA TAMBÉM
Novo Toyota GR Yaris é um três cilindros de 261 cv
A versão base
Disponível em Portugal com três cores - Branco Platina, Preto Eclipse e Vermelho Emotional II -, o Toyota GR Yaris conta com o mesmo número de níveis de equipamento. A começar naquela que é a versão base, GR Yaris, marcada pela inclusão de jantes em liga leve de 18", travões de disco com pinças em preto, dupla saída de escape, faróis dianteiros e óticas traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, espelhos retrovisores exteriores aquecidos e retráteis, além de um tejadilho em polímero de fibra de carbono reforçado. Para poupar peso, naturalmente...
Já no habitáculo, bancos desportivos GR em pele e alcântara com superior apoio lombar, volante em pele desportivo, interior em preto com detalhes em vermelho, ar condicionado automático, câmara auxiliar traseira, espelho retrovisor interior electrocromático, sensor de chuva e de luz, Smart Entry e Push Start, ecrã TFT de 4.2", "Active Noise Control", vidros elétricos, assim como a segunda geração do conjunto de sistemas de segurança ativa - Toyota Safety Sense.
Mais equipamento... ou mais eficácia
Para os clientes que valorizam o equipamento, mesmo num desportivo, a Toyota propõe, como versão intermédia, o Extreme Premium, o qual acrescenta à lista atrás referida, Head Up Display de 10", Sistema de navegação, Sistema de som JBL e na segurança adiciona ao Toyota Safety Sense o alerta de Ângulo Morto (BSM), deteção traseira de aproximação de veículos (RCTA) e Sensores de estacionamento.
Contudo e esse não é o caso do leitor, o qual prefere, sim, o desempenho em detrimento de tudo o resto, a escolha deverá ser ver a versão Extreme Rally, a qual adiciona à versão base, jantes em liga leve de 18'' forjadas e travões de disco com pinças em vermelho, um diferencial LSD e suspensão desportiva GR Circuit.
Preços a partir de 42 090 Euros
Finalmente e quanto a preços, começam nos 42 090€, para a versão base, GR Yaris, com a opção por qualquer um dos incrementos Extreme, Premium ou Rally, a fazerem subir o preço final para os 45 990 Euros.
Valores a que, acrescente-se, é preciso adicionar ainda as despesas de legalização, transporte e ecovalor, mas já não a pintura metalizada, ou até mesmo a pintura metalizada especial. Basta escolher!