Um desportivo desenvolvido com base na experiência da Toyota nos ralis. Este é o cartão de visita do novo GR Yaris de produção em série, que acaba de ser lançado oficialmente na Europa.
O Toyota GR Yaris é um dos desportivos mais aguardados na Europa este ano e provavelmente deverá ser um dos melhores novidades deste ano. A marca japonesa lançou finalmente no Velho Continente este seu modelo, que tem por base a versão de ralis.
O pequeno desportivo japonês recebe um motor turbo de três cilindros que desenvolve uma potência de 261 cv e um binário de 360 Nm, que é distribuído pelas quatro rodas através de uma caixa manual de seis velocidades.
Este é o primeiro sistema de tração integral original da Toyota em 20 anos. O propulsor também é um dos três cilindros mais potentes atualmente em produção.
Sistema de tração GT-Four
A linha motriz do GR Yaris permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 230 km/h.
O sistema de tração integral permanente GT-Four oferece três modos de condução: Normal, Sport e Track, assegurando uma distribuição de binário entre os eixos de 60:40, 30:70 e 50:50, respetivamente.
Como a geração atual do Yaris não tem uma carroçaria de três portas, a Toyota teve de projetar e produzir apenas uma unidade para homologação para carro do Mundial de Ralis do próximo ano, tornando o GR Yaris num modelo muito especial, apesar da produção não estar limitada a números reduzidos.
LEIA TAMBÉM
Novo Toyota GR Yaris disponível em Portugal a partir de 45 mil euros
O novo GR Yaris partilha a mesma plataforma com o Yaris de série, mas a seção traseira foi totalmente revista, com a adoção de uma suspensão de braços duplos em vez do eixo de torsão.
O tecto foi rebaixado 95 mm e é feito de polímero de carbono, enquanto as asas, a tampa da bagageira e o capot são em alumínio. O peso oficial é de 1280 kg.
Três níveis de equipamento
O Toyota GR Yaris já está disponível em Portugal, com preços a partir de 45.090 euros. A versão "base" conta com faróis dianteiros e óticas traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, espelhos retrovisores exteriores aquecidos e retráteis, e para poupar peso e baixar o centro de gravidade, o tejadilho não é metálico, mas de um polímero de fibra de carbono reforçado.
Quem procura um veículo desportivo ainda mais equipado, designadamente ao nível de sistemas de assistência à condução, a marca japonesa disponibiliza a versão Extreme Premium, por 48.990 euros.
Além do equipamento já incluído no GR Yaris acresce o Head Up Display de 10", sistema de navegação, sistema de som JBL e na segurança adiciona ao Toyota Safety Sense o alerta de ângulo morto (BSM), deteção traseira de aproximação de veículos (RCTA) e sensores de estacionamento.
A versão de circuito recebeu a designação Extreme Rally e também está disponível por 48.990 euros. Ao equipamento do GR Yaris adiciona as jantes em liga leve de 18" forjadas e travões de disco com pinças em vermelho, assim como o diferencial LSD e a suspensão desportiva GR Circuit.