Indo de encontro aos adeptos incondicionais de transmissões manuais em automóveis desportivos, a Toyota desenvolveu uma caixa manual inteligente de seis velocidades para o GR Supra. Em Portugal estará disponível no último trimestre.
Até agora disponível apenas com transmissão automática de oito velocidades acoplada aos motores de 3,0 litros de 340 cv e 2,0 litros de 258 cv, o Toyota GR Supra passa a contar também com uma caixa de velocidades inteligente de seis velocidades.
A nova proposta vem responder aos fãs de uma condução mais desportiva, para os quais uma transmissão manual é aquela que permite obter uma dinâmica mais entusiasmante num automóvel de elevadas prestações.
A nova transmissão manual inteligente de seis velocidades chegará a Portugal no último trimestre de 2022 e promete deliciar os condutores que não abdicam do controlo da viatura e das sensações proporcionadas por uma transmissão manual.
Com a disponibilização da nova caixa de velocidades inteligente em associação com o motor de 3,0 litros, a Toyota irá ter os modelos GR na Europa com transmissão manual e três pedais, quer seja de série (GR Yaris) quer como opção (GR Supra, GR86).
Relação final encurtada
A Toyota sublinha que a nova transmissão, juntamente com a nova embraiagem, foi concebida especificamente para as características de potência e binário do GR Supra de 3,0 litros.
Ao mesmo tempo, os sistemas de controlo de travagem e suspensão do GR Supra foram reajustados para um desempenho ainda melhor – alterações que estão a ser introduzidas em toda a gama GR Supra.
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A transmissão iMT utiliza um sistema de controlo inteligente programado com um novo software que dá prioridade ao desempenho desportivo. Ao mudar, os parâmetros são sintonizados para otimizar o binário do motor no momento em que se carrega e liberta a embraiagem; em reduções de caixa, o software foi afinado para um desempenho consistente. O iMT está acionado por defeito, mas pode ser desligado no modo Sport, se o condutor preferir.
Para evitar um arranque lento e uma melhor sensação de aceleração nas mudanças mais baixas, a relação da transmissão final foi encurtada, de 3,15 (na automática GR Supra) para 3,46. O resultado é uma resposta mais adequada ao desempenho deste modelo desportivo.
Otimização da tração e travagem
Por sua vez, a tração e a travagem GR Supra foram otimizadas para o funcionamento com transmissão manual. Para reduzir as perdas de aderência no arranque em primeira velocidade, os engenheiros da Toyota afinaram o controlo de tração do carro (TRC) para conseguir um funcionamento suave semelhante ao que se verifica com a automática. O sistema também está otimizado para o binário característico do GR Supra, pneus largos e tração traseira.
Para a nova versão manual, o controlo de tração voltou a ser o foco para garantir um equilíbrio ideal - agilidade e estabilidade em forte aceleração à saída da curva. A intervenção do TRC foi calibrada para manter a estabilidade –mantendo-se fielmente à trajetória pretendida pelo condutor – ao mesmo tempo que permite a potência certa para uma sensação desportiva.
Nova alavanca da transmissão
As alterações introduzidas devido à nova transmissão manual no GR Supra não se limitaram à motorização. Foi também prestada uma atenção especial à forma como foi integrada na consola central de forma a permitir o seu melhor manuseamento.
O design da consola central existente não permitia uma distância suficiente entre a alavanca de velocidades e o painel de controlo do ar condicionado. Para obter a ergonomia perfeita, a unidade da consola central e o botão para a seleção do modo de condução foram reposicionados. Além disso, a resistência do manuseamento sobre a alavanca foi afinada e ajustada.
A sensação da mudança de velocidade, a pega e o peso da operação, fazem parte da ligação sensorial humana com o carro, pelo que foi dada atenção ao peso e forma da alavanca de velocidades. Como resultado, a Toyota ajustou a alavanca para ser mais pesada (200 g) para um efeito de inércia mais agradável quando utilizado.
Gama revista em Portugal
A nova gama GR Supra em Portugal mantém como modelo de entrada a motorização 2,0 litros com transmissão automática, enquanto a versão com motorização 3,0 litros passa a estar disponível apenas com transmissão manual.
A nova gama GR Supra também beneficia de novas opções de cor exterior com a adição do cinza Sparkling e do Azul Portimão. A versão com transmissão manual passa a ter o logotipo Supra na cor vermelha.