O último Toyota Supra A90 é também o mais potente de sempre

O A90 Final Edition assinala o fim da linha para o Toyota GR Supra, cuja produção termina para o próximo ano.

O último Supra é também o A90 mais potente de sempre. O seu nome é GR Supra A90 Final Edition e simboliza a despedida da atual geração do desportivo da Toyota.

Com o fim da produção anunciado para 2025, o novo modelo vai estar disponível apenas para o Japão e Europa, com uma produção limitada a 300 unidades.

Esta derradeira versão do desportivo da Toyota vai além de uma edição comemorativa. O A90 Final Edition apresenta um conjunto de melhorias profundas, tanto a nível mecânico, como de chassi e aerodinâmica.

Quase 100 cv a mais

No capítulo mecânico, o A90 Final Edition apresenta 435 cv de potência e 570 Nm de binário. Uma diferença notável face aos 340 cv e 500 Nm do GR Supra standard.

Para atingir este incremento de 95 cv e 70 Nm, a admissão do motor B58 e centralina foram revistas. O sistema de escape, da Akrapovic, passou a ser em titânio e foi instalado um catalisador de baixa pressão. A refrigeração também foi melhorada.

Toda a potência continua a ser enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de seis velocidades. Já a aceleração dos 0 aos 100 km/h não é conhecida, com a Toyota a anunciar, no entanto, uma velocidade máxima de 270 km/h.

Pronto para a pista

As modificações aerodinâmicas, em fibra de carbono, são facilmente detetáveis, na forma de novos apêndices, spoiler dianteiro e asa traseira.

A fazer a ligação ao solo, estão umas novas jantes da Toyota Gazoo Racing, envoltas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. A suspensão, ajustável, é da empresa KW e o sistema de travagem, de 19 polegadas, é da Brembo, com tubos em malha de aço.

Para garantir uma melhor dinâmica em curva, o alinhamento foi alterado, passando a ter mais camber nas rodas. O diferencial traseiro ativo também ajuda a garantir a aderência em pista.

Além de uma nova direção mais direta, a Gazoo Racing adicionou vários reforços estruturais, como apoios e barras estabilizadoras reforçadas, derivados do GR Supra GT4 de competição.

E há mais

Apesar de estar de saída, a atual gama do GR Supra também recebeu uma nova versão, de nome Lightweight Evo.

Esta nova versão traz um conjunto de melhorias no comportamento dinâmico face ao Supra standard. A evolução do diferencial ativo e do amortecimento eletrónico, assim como a travagem maior, destacam-se entre os componentes revistos.

No capítulo da estética, a introdução de uma nova asa traseira em fibra de carbono, tipo ducktail, veio otimizar o downforce.

Data de lançamento

O fim da linha para a geração que ressuscitou o nome Supra não podia ter sido feito de melhor forma.

Os Toyota Supra A90 Final Edition e Lightweight Evo ainda não tiveram os seus preços divulgados, mas vão ficar disponíveis para encomenda a partir de 2025.