Aproveitando a realização da 100.ª edição das 24 Horas de Le Mans, a Toyota acaba de mostrar o protótipo de monolugar com o qual pretende repetir as conquistas já alcançadas na mítica prova de resistências: o GR H2 Racing Concept. Basicamente, o futuro carro para o Mundial de Resistência... a hidrogénio.
Último passo numa caminhada em que o fabricante japonês tem procurado comprovar a validade do hidrogénio, também enquanto combustível adequado para o desporto automóvel, o Toyota GR H2 Racing Concept foi apresentado em pleno Circuito de La Sarthe, França, ainda antes da realização das 24 Horas de Le Mans. Sendo que, o desvendar deste monolugar, esteve a cargo do Chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.
Sobre o carro propriamente dito, poucas informações, para já, à excepção das dimensões exteriores, traduzidas num comprimento de 5,1 metros, com 2,5 m de largura. Medidas que o tornam ligeiramente mais comprido que o atual LMP1-H Le Mans Prototype da Toyota.
Quanto ao sistema de propulsão, o fabricante nipónico apenas avançou que o GR H2 Racing Concept recorre a um trem de força constituído por um motor a hidrogénio e um sistema híbrido, não desvendando muito mais sobre o tema.
Apontado a 2026
Finalmente, a Toyota avançou ainda que o objectivo passa por fazer alinhar este novo monolugar a hidrogénio na edição de 2026 das 24 Horas de Le Mans, aproveitando a decisão já tomada pela organização da corrida, o Automobile Clue de l'Ouest (ACO), de permitir a inscrição, tanto de carros com motores de combustão a hidrogénio, como com sistemas de propulsão baseados na tecnologia fuel cell também a hidrogénio.
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"Le Mans é um lugar onde podemos ultrapassar limites e prever o futuro", comentou, na apresentação do GR H2 Racing Concept, o Chairman da Toyota, acrescentando que, "o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono, sem comprometer a velocidade ou a emoção das corridas."
Quanto ao futuro, Akio Toyoda recorda que, "não investiríamos na tecnologia se não acreditássemos que poderíamos vencer com ela ... O hidrogénio não é apenas zero emissões, mas uma tecnologia verdadeiramente empolgante: garante som, potência e dinâmica. É tudo isso".
A experiência das Super Taikyu Series
Recorde-se que a Toyota já faz alinhar um Corolla a hidrogénio líquido nas corridas japonesas Super Taikyu Series, desde a temporada de 2021.
Quanto ao GR H2 Racing Concept, será desenvolvido, de base, como um carro para Le Mans, com a responsabilidade dessa missão a ficar a cargo, tanto da unidade de Pesquisa do fabricante em Higashi Fuji, no Japão, como da Toyota Gazoo Racing Europe, sediada em Colónia.