Toyota GR Corolla está previsto para 2023 com 261 cv

A Toyota estará a desenvolver um novo membro da família desportiva GR, baseado no Corolla, que poderá chegar em 2023.

A Toyota estará a desenvolver um novo membro da família desportiva GR, baseado no Corolla, que poderá chegar em 2023. O futuro modelo deverá receber um motor de três cilindros de 1,6 litros de 261 cv, já conhecido do GR Yaris.

Apesar de ainda de ter de ser confirmado e o lançamento improvável antes de 2023, a Toyota terá registado a designação GR Corolla no ano passado. Segundo os nossos colegas da Autocar, esse modelo acabará por ser disponibilizado juntamente com a homologação especial de ralis do GR Yaris, revelado no ano passado, e o GR Supra com motor a gasolina de seis cilindros em linha.

Isto significa que a Toyota passará a ser a segunda marca japonesa a descartar a eletrificação num novo modelo desportivo, seguindo o exemplo da Honda que manteve o motor turbo de elevadas prestações no próximo Civic Type R.

Toyota Corolla GR Sport

Um Corolla desportivo permitirá a Toyota recuperar o investimento substancial no chassis e motor usado no GR Yaris, que utiliza alguns elementos da plataforma do Corolla.

Tudo indica que o motor de três cilindros de 1,6 litros irá regressar com os seus 261 cv de potência e sistema de tração integral com distribuição traseira de binário. Os diferenciais autoblocantes em ambos os eixos podem ser opcionais.

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Resta saber se a Toyota irá posicionar o preço do GR Toyota em linha com outros modelos hatchback de tração integral como Golf R, atendendo que a versão mais equipada do GR Yaris - Extreme Rally - já é proposta em Portugal por 48.990 euros. 

Que posicionamento?

A marca japonesa também apostar num posicionamento para competir com modelos com o Ford Focus ST, levando a abandonar a tracção no eixo traseiro e afinar o chassis e a sofisticada suspensão multi-braços do Corolla atual. Isto poderá torná-lo menos rápido, mas também menos complexo, aumentando a rendibilidade e disponibilidade para os clientes.

Enquanto alguns outros fabricantes estão a rever a utilização de motores de combustão de elevadas prestações para evitarem multas por excesso de CO2, o forte mix de vendas de viaturas híbridas permitiu à Toyota diminuir as suas emissões médias.