A Toyota acaba de apresentar o seu mais recente desportivo, nascido no seio da gama GR - o GR 86. Modelo que sucede ao entretanto já desaparecido GT86 e a prometer, mercê também de um novo quatro clindros, a mesma diversão ao volante.
Depois do GR Supra e do GR Yaris, a Toyota reforça a sua aposta naquela que é a gama de desportivos mais puros da marca nipónica, com a inclusão do outrora GT86, na família GR. O qual passa, assim e desde logo, a chamar-se GR 86.
Procurando reafirmar aquelas que já eram as principais características do antecessor, o qual, depois de ter sido lançado em 2012, vendeu mais de 200.000 unidades em todo o mundo, o novo Toyota GR 86 anuncia-se com várias medidas de redução de peso, das quais fazem parte, por exemplo, o uso de tecto e painéis de carroçaria em alumínio. O que, entre outras qualidades, permite ao modelo aspirar, com os seus 1.270 kg, à posição de coupé de quatro lugares mais leve do segmento.
Ainda sobre as primeiras especificações agora anunciadas pela Toyota, o GR 86 estreará, igualmente, um novo motor de quatro cilindros horizontalmente oposto ('boxer') e com uma cilindrada mais alta - 2.387 cc. - do que a do antecessor, além de com dupla árvores de cames à cabeça e sistemas de injecção directa e indirecta.
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Posicionado à frente e acrescido de tracção traseira, além de com pneus de medidas 215/40 R18, o GR 86 anuncia, assim e igualmente, melhoras no desempenho, relativamente ao GT 86.
Quanto às dimensões, a marca japonesa avança que o novo modelo apresentará medidas exteriores "quase idênticas" às do GT86 - 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,28 m de altura (1,31 m com antena) e 2,57 de distância entre eixos - e que, assegura o fabricante, permitem ao novo modelo manter um centro de gravidade baixo, para maior agilidade.
A par desta opção, um aumento, em cerca de 50%, da rigidez torcional, a procurar oferecer uma dinâmica ainda mais apurada e precisa, graças também a um sistema de suspensão MacPherson à frente e duplo Wishbone atrás, além do desenvolvimento dos componentes aerodinâmicos funcionais, como as entradas de ar frontais ou a forma dos painéis laterais, com base na já longa experiência acumulada pela Toyota Gazoo Racing, na competição automóvel. Isto, como forma de prometer o melhor desempenho e estabilidade do seu segmento.
A terminar, a Toyota confirma, desde já, que o novo GR 86 terá comercialização na Europa, embora não revelando quaisquer datas, mas prometendo, apenas, que, mais detalhes sobre o modelo, irão sendo revelados ao longo de 2021.