Lembra-se do famoso Toyota Starlet, que o mundo viu desaparecer no final do século passado? Pois, saiba que o renascimento do pequeno hatchback pode estar para breve e, desta feita, já não apenas como um simples utilitário, mas algo bem mais excitante!…
A notícia tem origem no Japão, onde, um relatório interno da Toyota Motor Corporation, terá chegado às mãos da publicação 'Japan's Best Car', para revelar que, o outrora mundialmente famoso Toyota Starlet, um pequeno hatchback que fez parte da oferta do maior fabricante automóvel mundial entre 1973 e 1999, também na Europa, poderá estar, em breve, de regresso.
Segundo este relatório, o modelo, que nasceu e conheceu um total de cinco geração, sempre na forma de um subcompacto de segmento B, estará agora a ser equacionado como uma proposta re-imaginada e capaz de fazer parte da cada vez maior oferta da divisão de performance da Toyota, a Gazoo Racing.
Numa altura em que o departamento também de competição da marca nipónica conta já com interpretações como o GR Supra, GR 86, GR Yaris e GR Corolla, a possibilidade do Startlet regressar com a sigla GR é algo em que, refere o mesmo documento, a Gazoo já trabalha há algum tempo. Ainda que e neste momento, mais como veículo de competição, uma vez que, um escândalo recente, relacionado com a segurança do modelo, em caso de acidente, terá levado a Toyota a adiar o lançamento da versão de estrada, para 2026.
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Quanto à versão de competição, que a Gazoo tem vindo a desenvolver com o objectivo de fazê-la correr no Rally 4 do Campeonato do Mundo de Ralis, onde poderá defrontar rivais como o Renault Clio, o Peugeot 208 ou o Ford Fiesta, tem por base a Nova Arquitectura Global da Daihatsu, também conhecida como DNGA, capaz de permitir, também ao futuro modelo de estrada, um comprimento ligeiramente maior (+170 mm) que o do anterior Starlet.
Ainda assim, maiores e mais imponentes, no carro de competição, serão, certamente, componentes como os pára-lamas ou os pára-choques, sendo que as previsões são de que, também a largura dos eixos, venha a ser ligeiramente maior.
Já em termos de peso, tanto o veículo de competição, como a possível versão de estrada, prometem ser autênticos peso-pluma, graças a um peso que poderá não exceder os 980 kg; ou seja, menos 300 kg que o GR Yaris!
Um pequeno 1.3 sem tracção integral
Quanto ao propulsor, o relatório refere que o mais potente dos Starlet by Gazoo Racing recorrerá a um três cilindros turbo que, embora baseando-se no atual 1,6 litros, não deverá ultrapassar os 1.300cc de cilindrada. O que, por outro lado e pensando já, também, na versão de estrada, deverá permitir uma limitação da potência a 150 cv, ao mesmo tempo que tanto poderá ser disponibilizado com caixa manual de seis velocidades, como com transmissão automática de oito relações.
Ao mesmo tempo e ao contrário de grande parte das restantes propostas Gazoo, o GR Starlet não deverá contar com intrincados sistemas de quatro rodas motrizes, mantendo uma preferência sem cedências pela tracção apenas dianteira.
No Japão, onde o modelo iniciará, primeiramente, comercialização, as expectativas são de que possa vir a custar entre 2,5 e 2,8 milhões de ienes, entre os 14.700 e os 16.500 euros. Preços que, no entanto, dificilmente serão aqueles com que poderá chegar à Europa, onde, ainda assim, tem tudo para poder vir a ser comercializado… ou, pelo menos, assim o desejamos!