Com bateria "especial". Toyota FT-Se é o rival anunciado do Porsche Cayman EV

Apresentado no Japan Mobility Show e apenas como concept, o Toyota FT-Se começa a tomar forma... com rival directo do Porsche Cayman EV!

Apresentado durante o presente Japan Mobility Show e apenas como concept, o Toyota FT-Se começa, no entanto e de forma progressiva, a ganhar formas para o futuro. Nomeadamente, com as revelações agora feitas pelo chefe de engenharia, segundo as quais o desportivo elétrico poderá vir a ser um rival directo do Porsche Cayman EV!

Embora para já não mais do que um concept, a verdade é que o Toyota FT-Se, protótipo que antevê um possível desportivo 100% elétrico, parece cada vez mais próximo de vir a tornar-se numa proposta real e à disposição de todos os fãs de modelos da marca nipónica.

Depois de, em declarações ao site InsideEVs, o chefe de projecto no seio do Gazoo Racing Design Group e o homem que elaborou o conceito, Hideaki Iida, ter preferido não avançar muito sobre o projecto, até porque, defendeu, a surgir uma versão de produção, tal só acontecerá depois de 2026, eis que, agora, é o engenheiro-chefe Fumihiko Hazama que, em declarações à Top Gear, veio desvendar já alguns aspectos técnicos. E que permitem, inclusivamente, posicionar o futuro desportivo elétrico, como um possível rival directo do futuro Cayman EV!

Toyota FT-Se Concept
Toyota FT-Se Concept

Nestas declarações, Hazama revelou que o FT-Se contará com uma configuração de dois motores, dispostos sobre os eixos, a garantir a mais-valia da tracção dianteira, embora dando igualmente primazia à atuação das rodas traseiras.

O problema do arrefecimento

Quanto à bateria, a Top Gear garante, desde já, que será totalmente nova e "especial", de terceira geração, na qual o maior desafio para os técnicos da Toyota residirá na questão do arrefecimento.

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No entanto e também com o objectivo de avaliar este aspecto, a revista garante que a marca nipónica tem previsto realizar testes no traçado de Nürburgring, Alemanha, tendo, inclusivamente, já definido uma meta de tempo por volta. Mas que o engenheiro-chefe Fumihiko Hazama, não terá querido revelar, afirma a Top Gear.

"Conseguir arrefecer a bateria em Nürburgring será um desafio difícil de concretizar. É difícil conseguir cumprir um percurso longo, uma vez que leva a um aumento acentuado da temperatura da bateria. Por isso, o arrefecimento será um aspecto importante neste carro. Desde logo, por causa da velocidade", afirmou Hazama.

A importância do peso

Ainda assim e de acordo com o mesmo responsável, o FT-Se deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em três segundos, assim como atingir os 250 km/h de velocidade máxima. Isto, apesar do peso do conjunto continuar a ser um mistério e Hazama apenas garantir que não será excessivo.

O cockpit do Toyota FT-Se Concept
O cockpit do Toyota FT-Se Concept

De resto e no caso bateria, é mesmo apontada como sendo mais leve do que as atuais, já que utilizará uma combinação de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), alumínio e aço, de forma a que seja "leve e rígida ao mesmo tempo". Ao mesmo tempo que deverá integrar algumas soluções aerodinâmicas particularmente inteligentes, como é o caso de um generoso difusor capaz de garantir um downforce acrescido.

Já quanto à possibilidade entretanto levantada noutras notícias, de que este FT-Se possa vir a ser o sucessor espiritual de modelos como o MR2 ou o Supra, foi Ideaki Iida quem veio já garantir que não existem quaisquer ligações entre os modelos do passado e este novo.