À atenção dos legisladores? Toyota Europe vendeu mais GR86 que Prius em 2023

Numa altura em que elétrico é apresentado como o futuro na Europa, a Toyota fechou 2023 com mais unidades GR86 vendidas, que Prius.

Numa altura em que, na Europa, a Mobilidade Elétrica é apresentada como o futuro do Automóvel, as vendas do maior fabricante global, a Toyota, em 2023, não deixam de revela um dado curioso: mesmo com todas as pressões e apoios da parte de governos e legisladores, os europeus compraram muito mais unidades do GR86, um desportivo exclusivamente a combustão, que do híbrido plug-in Prius!

Num ano em que o construtor voltou a bater recordes de vendas na Europa, com mais de 1.173.419 veículos entregues (número que, diga-se, inclui já as vendas da marca premium Lexus), a Toyota demonstra, assim, que, ao contrário do que muitos pensam, a "rendição" dos europeus aos veículos elétricos e eletrificados, ainda está por acontecer.

De resto e num ano em que a versão de aspecto mais aventureiro do pequeno Yaris, o Yaris Cross, acabou sendo o produto Toyota mais popular, com um total de 195.569 unidades transaccionadas, nota, igualmente, para os números alcançados pela família Corolla, com um total de 166.925 carros, assim como pelo crossover C-HR, com 117.552 unidades entregues. Sendo que, destes, apenas o C-HR conta com uma versão híbrida plug-in, ao passo que, os restantes, são híbridos simples.

Toyota GR86
Toyota GR86

No entanto, tão ou mais interessante do que estes resultados, é, sem dúvida, o número de unidades vendidas em 2023 pelo desportivo exclusivamente a combustão GR86, na Europa, e que se cifrou num total de 4.041 unidades. Ou seja, bem mais do que os 2.755 carros vendidos daquele que continua sendo um dos modelos eletrificados mais emblemáticos na oferta da Toyota - o Prius!

LEIA TAMBÉM
A pensar na Europa. E se o Toyota GR86 se tornasse híbrido?…

A situação torna-se ainda mais surpreendente se pensarmos na quantidade de apoios governamentais e financeiros que, hoje em dia, existem em muitos mercados europeus, para (quase) tudo o que é veículo eletrificado e menos poluente. 

Ainda assim e em defesa do Prius, pode alegar-se o facto das primeiras unidades da nova geração só terem começado a chegar em meados do ano transacto, embora a marca tenha mantido até aí a comercialização da geração anterior.

A nova geração Toyota Prius
A nova geração Toyota Prius

Quanto às vendas do GR86, poderão encontrar explicação também no facto de ser um modelo que, devido às restrições impostas pelas autoridades europeias em termos de emissões, surge com o futuro comprometido na Europa. Sendo que, qualquer esforço de adequação do veículo à legislação futura, implicaria não apenas um investimento demasiado, como também uma desvirtuação do conceito que lhe está na base, defende a Toyota.

Aliás, o próprio fabricante fez já saber que o pequeno desportivo deverá deixar os concessionários em 2025, o que e face aos resultados alcançados em 2023, faz acreditar que a procura, também na Europa, possa vir a ser ainda maior, em 2024. Isto, apesar da oferta tender a ser cada vez menor…