Toyota e Hino desenvolvem camião 'fuel-cell'

Toyota e Hino desenvolvem camião fuel-cell que utiliza tecnologia do Toyota Mirai. O objetivo é a criação de um veículo que possa ser comercializado.

Toyota e Hino desenvolvem camião fuel-cell que utiliza tecnologia do Toyota Mirai. O objetivo é a criação de um veículo de distribuição que possa ser comercializado. A autonomia proposta é de 600 km

A Toyota e a Hino vão desenvolver em conjunto um novo camião fuel-cell que se deverá tornar num produto final, após a realização de ensaios e testes de verificação no Japão. Ambas as marcas estão determinadas em encontrar soluções para os problemas ambientais globais e anunciaram metas ambiciosas para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2050, que passam por tecnologias de eletrificação para utilização generalizada na sociedade.

Para garantir reduções mais significativas nas emissões de dióxido de carbono, a Toyota e a Hino acreditam que serão necessárias evoluções significativas no desempenho ambiental dos veículos pesados, que representam cerca de 60% do total de emissões de veículos comerciais no Japão. No caminho para a eletrificação deste tipo de viaturas, ambas as marcas estão a apostar na tecnologia da célula de combustível porque é a que permite responder melhor às exigências de autonomia, capacidade de carga, reabastecimento rápido e densidade energética.

Baseado no Hino Profia

Hino Profia
Hino Profia

A base para este projeto vai ser um camião Hino Profia, cujo chassis foi adaptado para um veículo a célula de combustível, designadamente ao nível da redução do peso para otimizar a capacidade de carga. O veículo está dotado com duas células de combustível Toyota, que foram recentemente desenvolvidas para a segunda geração do Mirai e tecnologias concebidas pela Hino para veículos eletrificados com tecnologia híbrida. A autonomia proposta para este camião fuel-cell é de 600 km.

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Será de referir que a tecnologia fuel-cell da Toyota também está a ser utilizada em Portugal pela Caetanobus para a produção de autocarros urbanos alimentados a hidrogénio para o mercado europeu. O Caetano H2.City Gold foi apresentado no maior salão europeu dedicado à indústria do autocarro - Busworld - que decorreu na cidade de Bruxelas em outubro do ano passado. A autonomia deste autocarro é de 400 quilómetros.