Os testes em estradas públicas serão realizados a partir do final de Junho, no Japão.
Os engenheiros da Toyota acreditam que quando o sol nasce é para todos. Por isso, porque não dar um lugar ao sol, ao pequeno Prius, carro tantas alegrias tem dado à marca nipónica. Através de uma parceria com a Nedo (empresa alemã especializada em aparelhos de medição) e a Sharp (empresa de aparelhos electrónicos e telecomunicações), a Toyota está a desenvolver um Toyota Prius 'plug-in hybrid' (PHV) que utiliza a energia solar para recarregar as suas baterias.
O objectivo é testar os efeitos que a utilização da energia solar, na melhoria da autonomia e eficiência destes veículos híbridos. A Sharp desenvolveu os painéis solares que, com a ajuda da Nedo, foram equipados no capot, tejadilho e tampa da mala do Toyota Prius PHV. Desta forma, criou-se um automóvel que está pronto para dar início à fase de testes, que decorre inicialmente em Tóquio.
O trio garante ter criado painéis solares que conseguem gerar 4,8 vezes mais energia solar que o sistema equipado no Prius PHV vendido actualmente, e que já vem equipado com um painel no tejadilho.