A Toyota não acreditava num crescimento rápido das vendas de veículos elétricos, mas em função das novas estimativas teve de rever a sua estratégia e adotar algumas das soluções de produção da Tesla para baixar custos.
A Toyota está a pensar rever a sua estratégia para os veículos elétricos para obter melhores condições de competitividade num mercado que está em crescimento, mas onde a marca japonesa demorou tempo a entrar, já que apostou forte nos híbridos e no hidrogénio.
Fontes da marca adiantaram à agência Reuters que alguns projetos de veículos elétricos foram interrompidos para serem revistos. Isto significa que o plano estratégico que prevê um investimento de 38 mil milhões de dólares em modelos elétricos para competir com marcas como a Tesla vai ser objeto de uma profunda reavaliação.
Um grupo de trabalho foi incumbido de apresentar planos até ao início do próximo com vista a melhorar a plataforma existente ou o desenvolvimento de uma nova arquitetura.
Entretanto, a Toyota suspendeu o trabalho que estava a ser realizado nos 30 projetos anunciados em dezembro do ano passado, que incluíam o crossover Toyota Compact Cruiser e o Crown elétrico.
A reavaliação poderá atrasar o lançamento dos modelos previstos, mas também poderá a oportunidade à Toyota de adotar processos de fabrico mais eficientes, já que as vendas de veículos elétricos estão a superar todas as expectativas da marca nipónica.
Além disso, a Toyota poderá responder às críticas de investidores "verdes" e grupos ambientalistas que a acusam de ter demorado muito tempo a apostar nos veículos elétricos a bateria.
Nova plataforma em análise
Ao abrigo desta revisão estratégica, a Toyota poderá desenvolver uma nova plataforma para suceder à atual e-TNGA, estreada em 2019, para diminuir os custos. O primeiro modelo elétrico baseado na arquitetura e-TNGA foi o crossover bZ4X que foi lançado este ano, embora a produção tenha sido suspensa em junho e entretanto já retomada.
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O planeamento da Toyota partiu do princípio de que a procura de veículos elétricos a bateria não seria muito significativa durante algumas décadas.
Assim, a plataforma e-TNGA permitira a produção de modelos elétricos na mesma linha de montagem dos carros a gasolina e híbridos. O pressuposto estaria correto se a Toyota vendesse apenas 3,5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.
Vendas de elétricos em crescimento
O problema é que o mercado de veículos elétricos está a crescer rapidamente. Os fabricantes estimam irão representar mais de metade das vendas em 2030.
Isso obrigou a Toyota não só a rever os planos, que pode incluir uma nova plataforma para veículos elétricos, mas também os processos de produção para diminuir os custos, implementando algumas soluções adotadas pela Tesla nas suas fábricas como a giga prensa.
Outra área em análise é o da gestão térmica, combinando, por exemplo, o ar condicionado do habitáculo e o controlo de temperatura da linha motriz elétrica, algo que a Tesla já implementou.