O Corolla é o carro mais vendido da Toyota e simultaneamente o mais vendido no mundo, pelo que não admira o empenho da marca japonesa em renovar com novos argumentos a décima segunda geração do mítico carro nipónico. Inclusive, com um novo motor.
As gerações mais velhas decerto lembrar-se-ão do slogan que em 1966 acompanhou o surgimento da primeira geração do Toyota que veio mesmo para ficar! A prova é a sucessão de gerações que lhe sucederam. Naquele tempo, superar um milhão de vendas era algo surpreendente, mas aconteceu.
Em Portugal a prestação comercial do Corolla mais recente tem sido tão boa que o grande objetivo da marca é conquistar o primeiro lugar do segmento C. Para isso conta com uma vasta gama de carroçarias desde a hatcback até ao sedan passando pela carrinha e pelo SUV, ainda que este modelo tenha um posicionamento específico, mas que verá a influencia graças a uma nova versão equipada com o motor 1.8 HEV.
A mudança começa pelo exterior que conta com uma grelha diferente, novos faróis enquanto atrás os para-choques também mudaram a para da introdução de novas cores.
No interior a aposta recai numa digitalização mais abrangente com destaque para a instrumentação que muda de aspeto conforme o modo de condução escolhido (Eco, Normal e Sport) e para a o ecrã central que, para além de ter crescido, incorpora novas funções, nomeadamente gráficos que permitem monitorizar melhor o consumos, embora os dois motores (1.8 HEV e 2.0 HEV) sejam mais potentes.
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O primeiro cresceu para os 140 cv (mais 14 por cento que o anterior) e o segundo para os 196 cv (mais 6 por cento que o anterior).
Com nova geração do sistema 'Full Hybrid'
Outra novidade importante é a 5ª geração do sistema "Full Hybrid" capaz de proporcionar uma condução mais envolvente e agradável, ao mesmo tempo que contribui para uma redução significativa das emissões.
Em relação à anterior geração a única peça que se mantém é o bloco já que tudo o resto, incluindo a gestão eletrónica, é novo.
Nova também é a transmissão agora com um funcionamento muito mais suave enquanto a pequena bateria de iões de lítio é 14 por cento mais leve e mais eficiente pelo que esta geração renovada do Corolla funciona durante muito mais tempo em modo elétrico.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_tras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_óptica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaRenovação2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaRenovação2023_ecracentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaRenovação2023_STeHB.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/ToyotaCorollaHBRenovação2023_latandar.jpg]A Toyota reforça também o capítulo da segurança com novos equipamentos ao mesmo tempo que a aplicação MyT conhecida dos modelos elétricos permite funcionalidades úteis numa utilização diária.
A partir de 33 340 euros
O preço da versão de cinco portas varia dos 33 230 euros aos 44 880 euros dependendo dos motores e dos níveis de equipamento (Confort, Confort Plus, GR Sport e Exclusive), enquanto o Sedan que tem só três níveis de equipamento (Confort, Exclusive e Luxury) varia dos 34 380 euros até aos 39 080 euros.