Hoje em dia uma das marcas que mais luta pela afirmação do hidrogénio, a Toyota decidiu inscrever um Toyota Corolla impulsionado por célula de combustível a hidrogénio, no campeonato japonês de Endurance. E a verdade é que, pelo menos em termos de sonoridade, o Corolla já ruge, e muito!
Preparado para correr nas japonesas Super Taikyu Series, o Toyota Corolla a hidrogénio agora desvendado surge equipado com uma versão modificada do conhecido três cilindros com turbocompressor, motor que, recorde-se, é basicamente o mesmo que impulsiona o excitante GR Yaris. A diferença é que, enquanto este último recorre a gasolina, o Corolla de competição utiliza hidrogénio comprimido.
Exibindo, desde logo, um sonoridade bem mais gutural do que até seria de esperar, a Toyota acrescenta, em comunicado, que este Corolla mostra-se, também, bem mais reactivo do que poderia ser de esperar. Com o condutor responsável pelos testes a garantir que, em termos de condução, não existe grande diferença.
"Sinceramente, não é tão diferente quanto eu poderia esperar", comenta o piloto, no vídeo que aqui reproduzimos". Garantindo que, "tem o mesmo feeling de um motor normal".
De resto, a própria Toyota garante que, todo o processo de combustão, neste Corolla a hidrogénio, é praticamente igual ao realizado pela versão com motor a gasolina. A não ser, no facto de, praticamente não gerar CO2. O qual só não é zero, porque há uma pequena percentagem de óleo que é consumida no processo, libertando algum NOx.
LEIA TAMBÉM
Com o mesmo tricilíndrico do GR Yaris. Toyota GR Corolla anunciará 300 cv
Ainda segundo revela a Toyota, no mesmo comunicado, este Corolla será entregue à equipa ORC Rookie Racing, a qual ficará responsável por fazê-lo alinhar no campeonato. Sendo que o, evento de estreia, será já este mês de maio, no fim-de-semana de 21 e 23, data das 24 Horas NAPAC Fuji Super TEC.
A terminar, aquele que é também um dos maiores construtores mundiais de automóveis, salienta que, o hidrogénio, é uma das tecnologias que se encontra a desenvolver, como forma de atingir a neutralidade de carbono. Algo que, aplicado ao automobilismo, deverá ajudar a criar uma sociedade baseada no hidrogénio.