Ansiosamente aguardado pelos fãs da marca e do próprio modelo, o futuro Toyota Corolla GR vai mesmo chegar em 2022. Mas não virá sozinho, pois, juntamente com a variante mais desportiva do familiar compacto, chegam também versões a hidrogénio, não só do Corolla, como também do Prius.
A notícia é avançada pela revista norte-americana Forbes, acrescentando que o Toyota Corolla GR deverá apresentar-se ao mercado no final de 2022.
Recorde-se que, alguns rumores, já apontavam para que a versão GR do Corolla venha a recorrer ao mesmo três cilindros 1,6 litros turbo a gasolina, a prometer 261 cv de potência e 300 Nm de binário, do GR Yaris. Bloco conjugado, também no Corolla, com um sistema de tracção integral permanente.
Anunciado apenas na carroçaria de 5 portas, o desportivo pode ainda vir a ostentar uma caixa manual de seis velocidades.
Quanto às versões a hidrogénio, quer do Corolla, quer do Prius, a Forbes avança que, uma versão a hidrogénio do Corolla, está, inclusivamente, prestes a ser produzido. Com a curiosidade do carro recorrer, não a uma tradicional propulsão Fuel Cell, mas, sim, ao hidrogénio, mas para fazer funcionar um motor de combustão.
LEIA TAMBÉM
Toyota desenvolve Prius solar mais eficiente
Apesar dos avanços no desenvolvimento da tecnologia, a revista também refere que a versão final de comercialização, só deverá chegar em 2023.
Segundo a Toyota, a solução encontrada para o Corolla consegue emissões de CO2 perto de zero e algumas emissões de NOx.
Finalmente e ainda de acordo com as informações recolhidas pela Forbes, um novo Prius deverá chegar em dezembro de 2022, exibindo um bloco 1.8 litros a gasolina com apoio híbrido. Já a versão a hidrogénio, chegará mais tarde.
Por saber, está, no entanto, de que forma a Toyota pensa lidar com a falta de uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio adequada, para abastecimento destes veículos.
Contudo e a par do hidrogénio, a Toyota também não descura a Mobilidade Eléctrica, com o primeiro a surgir, no início de 2022, a ser o Toyota bZ4X. Aliás, o objectivo do construtor nipónico é chegar a 2025 com um gama de sete modelos bZ.