A Toyota acaba de dar a conhecer a versão SUV daquele que é o carro mais vendido do mundo - o Corolla Cross. E que é também o primeiro Toyota a apresentar a quinta geração do conhecido sistema de propulsão híbrido. Para o final de 2022.
Membro mais recente de uma família que conta já com três derivações - hatchback, Touring Sports e Sedan - e que é também a última aquisição da família de SUV híbridos da Toyota, o novo Corolla Cross recorre não somente à filosofia TNGA da marca japonesa, como também aos mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C.
Anunciando como dimensões exteriores 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, assim como uma distância entre eixos de 2,64 m, o Corolla Cross posiciona-se, assim, no competitivo segmento C-SUV europeu, ao qual se apresenta com uma estética robusta e que a marca defende ser especificamente adaptada ao mercado europeu. Isto, graças a uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro, procurando complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo afunilado.
De resto e passando ao interior, a promessa de ampla visibilidade e espaço para todos os ocupantes, grandes aberturas nas portas traseiras e uma sensação aumentada de espaço, graças também à presença de um tecto solar panorâmico.
LEIA TAMBÉM
Para 2022. Toyota atualiza Corolla com melhor multimédia e estilo
Já a bagageira, combina, segundo o fabricante, uma reduzida altura da boca de carga, com uma abertura ampla da porta, para um mais fácil acesso. O que também torna mais fácil a colocação de objetos grandes, como carrinhos de bebé ou bicicletas.
Com mais potência e maior eficiência
Sobre o novo sistema híbrido Dynamic Force de quinta geração, que o Toyota Corolla Cross tem a responsabilidade de estrear, anuncia mais binário, mais potência elétrica, maior eficiência e, consequentemente, maior prazer na condução.
A justificar estas promessas, soluções novas, como é o caso do sistema de baterias, que apresenta os mais recentes progressos obtidas na tecnologia de iões de lítio, sendo, agora, não apenas mais potente, como também cerca de 40% mais leve. Ou, ainda, dos motores (a gasolina e elétrico), os quais se tornaram mais potentes, passando a anunciar uma potência total melhorada em cerca de 8%.
No caso específico da motorização híbrida com um quatro cilindros 2.0 litros a gasolina na base e tracção apenas dianteira, o anúncio de uma potência máxima de 197 cv (146 kW) e que torna possível uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos. Já a variante AWD-i, da qual faz parte um segundo motor, no eixo traseiro, o qual é accionado automaticamente, sempre que necessário, para proporcionar maior tracção, promete um acréscimo de 41,6 cv (30,6 kW) na potência total.
Já sobre o funcionamento do próprio sistema, a Toyota garante ser agora ainda mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural. Tudo só possível graças à recalibração da relação entre a ação do condutor no pedal do acelerador e a resposta real da motorização.
Tecnologias melhoradas
Passando às tecnologias, um primeiro destaque para o Interface Homem-Máquina (HMI), actualizado com a mais recente tecnologia de multimédia, acrescido de um cockpit digital configurável de 12,3 polegadas, com hardware e software totalmente novos, além de um ecrã central de 10,5", equipado com um novo processador mais rápido, além da compatibilização com conectividade Apple CarPlay sem fios e Android Auto com fios. Sem esquecer o novo Toyota Smart Connect.
A par destas mais-valias, o utilizador pode, ainda, passar a beneficiar da navegação via "cloud", com atualizações sobre incidentes rodoviários, agente de voz e atualizações remotas Over-The-Air. Além disso, há um conjunto de serviços conectados do MyT App, incluindo análise de dados da condução, localização do carro e até recursos de controlo remoto, como programação do ar condicionado e bloqueio de portas.
Presente, ainda e já no capítulo da Segurança, o T-Mate, sinónimo da combinação da última geração do conjunto de sistemas Toyota Safety Sense, com outros sistemas de assistência ativa de condução e estacionamento. Como é o caso, por exemplo do Sistema de Pré-Colisão já com Supressão da Aceleração a baixa velocidade, Assistência Inteligente em Cruzamentos, Detecção de Veículos em Aproximação e Assistência ao Virar em Cruzamentos.
Outras novas funções do Toyota Safety Sense incluem um sistema de Travagem de Emergência à Condução (EDSS) e atualizações automáticas (Over-The-Air) que mantêm as funções atualizadas e adicionam novas funções durante a vida do veículo.
Finalmente e além das melhorias operadas em sistemas como o Cruise Control Adaptativo ou a Assistência de Condução Inteligente (LTA), ou ainda no Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA), a disponibilização de um novo airbag central dianteiro para evitar que os ocupantes dos bancos dianteiros colidam uns com os outros em caso de choque lateral.
Para o último trimestre de 2022
Anunciado como um SUV prático e espaçoso, impulsionado pela mais recente e evoluída tecnologia híbrida desenvolvida pelo fabricante automóvel japonês, o Toyota Corolla Cross tem chegada prevista ao mercado, durante o último trimestre de 2022.
Embora e tal como acontecerá com os preços, dependendo sempre dos mercados...