Prometido para o final de 2022. Toyota dá a conhecer o Cross da família Corolla

A Toyota acaba de dar a conhecer a versão SUV daquele que é o carro mais vendido do mundo - o Corolla Cross. Para o final de 2022.

A Toyota acaba de dar a conhecer a versão SUV daquele que é o carro mais vendido do mundo - o Corolla Cross. E que é também o primeiro Toyota a apresentar a quinta geração do conhecido sistema de propulsão híbrido. Para o final de 2022.

Membro mais recente de uma família que conta já com três derivações - hatchback, Touring Sports e Sedan - e que é também a última aquisição da família de SUV híbridos da Toyota, o novo Corolla Cross recorre não somente à filosofia TNGA da marca japonesa, como também aos mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C.

Anunciando como dimensões exteriores 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, assim como uma distância entre eixos de 2,64 m, o Corolla Cross posiciona-se, assim, no competitivo segmento C-SUV europeu, ao qual se apresenta com uma estética robusta e que a marca defende ser especificamente adaptada ao mercado europeu. Isto, graças a uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro, procurando complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo afunilado.

O Corolla Cross Hybrid é a proposta da Toyota para o competitivo segmento C-SUV
O Corolla Cross Hybrid é a proposta da Toyota para o competitivo segmento C-SUV

De resto e passando ao interior, a promessa de ampla visibilidade e espaço para todos os ocupantes, grandes aberturas nas portas traseiras e uma sensação aumentada de espaço, graças também à presença de um tecto solar panorâmico.

LEIA TAMBÉM
Para 2022. Toyota atualiza Corolla com melhor multimédia e estilo

Já a bagageira, combina, segundo o fabricante, uma reduzida altura da boca de carga, com uma abertura ampla da porta, para um mais fácil acesso. O que também torna mais fácil a colocação de objetos grandes, como carrinhos de bebé ou bicicletas.

Com mais potência e maior eficiência

Sobre o novo sistema híbrido Dynamic Force de quinta geração, que o Toyota Corolla Cross tem a responsabilidade de estrear, anuncia mais binário, mais potência elétrica, maior eficiência e, consequentemente, maior prazer na condução.

A justificar estas promessas, soluções novas, como é o caso do sistema de baterias, que apresenta os mais recentes progressos obtidas na tecnologia de iões de lítio, sendo, agora, não apenas mais potente, como também cerca de 40% mais leve. Ou, ainda, dos motores (a gasolina e elétrico), os quais se tornaram mais potentes, passando a anunciar uma potência total melhorada em cerca de 8%.

O Toyota Corolla Cross estreia a mais recente evolução do conhecido sistema híbrido Dynamic Force
O Toyota Corolla Cross estreia a mais recente evolução do conhecido sistema híbrido Dynamic Force

No caso específico da motorização híbrida com um quatro cilindros 2.0 litros a gasolina na base e tracção apenas dianteira, o anúncio de uma potência máxima de 197 cv (146 kW) e que torna possível uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos. Já a variante AWD-i, da qual faz parte um segundo motor, no eixo traseiro, o qual é accionado automaticamente, sempre que necessário, para proporcionar maior tracção, promete um acréscimo de 41,6 cv (30,6 kW) na potência total.

Já sobre o funcionamento do próprio sistema, a Toyota garante ser agora ainda mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural. Tudo só possível graças à recalibração da relação entre a ação do condutor no pedal do acelerador e a resposta real da motorização.

Tecnologias melhoradas

Passando às tecnologias, um primeiro destaque para o Interface Homem-Máquina (HMI), actualizado com a mais recente tecnologia de multimédia, acrescido de um cockpit digital configurável de 12,3 polegadas, com hardware e software totalmente novos, além de um ecrã central de 10,5", equipado com um novo processador mais rápido, além da compatibilização com conectividade Apple CarPlay sem fios e Android Auto com fios. Sem esquecer o novo Toyota Smart Connect.

Um generoso ecrã central de 10,5", acompanhado de um painel de instrumentos digital de 12,3", fazem parte do interior do Corolla Cross
Um generoso ecrã central de 10,5", acompanhado de um painel de instrumentos digital de 12,3", fazem parte do interior do Corolla Cross

A par destas mais-valias, o utilizador pode, ainda, passar a beneficiar da navegação via "cloud", com atualizações sobre incidentes rodoviários, agente de voz e atualizações remotas Over-The-Air. Além disso, há um conjunto de serviços conectados do MyT App, incluindo análise de dados da condução, localização do carro e até recursos de controlo remoto, como programação do ar condicionado e bloqueio de portas.

Presente, ainda e já no capítulo da Segurança, o T-Mate, sinónimo da combinação da última geração do conjunto de sistemas Toyota Safety Sense, com outros sistemas de assistência ativa de condução e estacionamento. Como é o caso, por exemplo do Sistema de Pré-Colisão já com Supressão da Aceleração a baixa velocidade, Assistência Inteligente em Cruzamentos, Detecção de Veículos em Aproximação e Assistência ao Virar em Cruzamentos.

Outras novas funções do Toyota Safety Sense incluem um sistema de Travagem de Emergência à Condução (EDSS) e atualizações automáticas (Over-The-Air) que mantêm as funções atualizadas e adicionam novas funções durante a vida do veículo.

O Corolla Cross surge com as mais recentes tecnologias, também em termos de segurança
O Corolla Cross surge com as mais recentes tecnologias, também em termos de segurança

Finalmente e além das melhorias operadas em sistemas como o Cruise Control Adaptativo ou a Assistência de Condução Inteligente (LTA), ou ainda no Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA), a disponibilização de um novo airbag central dianteiro para evitar que os ocupantes dos bancos dianteiros colidam uns com os outros em caso de choque lateral.

Para o último trimestre de 2022

Anunciado como um SUV prático e espaçoso, impulsionado pela mais recente e evoluída tecnologia híbrida desenvolvida pelo fabricante automóvel japonês, o Toyota Corolla Cross tem chegada prevista ao mercado, durante o último trimestre de 2022.

Embora e tal como acontecerá com os preços, dependendo sempre dos mercados...